Geral

Diversidade marca agenda de atrações deste final de semana do Pré-Carnaval do Maranhão

Blocos tradicionais, escolas de samba, companhias de danças e artistas da música local abrilhantam a programação do Pré-Carnaval do Maranhão, neste fim de semana, na Beira Mar, Avenida Litorânea e Centro Histórico. O evento do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), conta com apoio das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e de Segurança Pública (SSP-MA), além do patrocínio da empresa Vale. Com agenda repleta de atrações diversificadas, a expectativa é de muita diversão para maranhense e visitantes aproveitem esta prévia da folia que está por vir. 

A programação tem início nesta sexta (19), com o Cortejo Blocos Tradicionais pelas ruas do Centro Histórico, a partir das 16 horas. No circuito, presença confirmadas dos grupos Tropicais do Ritmo, Show Feras, Os Curingas, APAE, Os Gigantes, Magnatas Show, Os Gladiadores, Os Diplomáticos, Os Diferenciados, Os Foliões, Reis da Liberdade, Os Trapalhões, Os Imbatíveis, Vinagreira Show, Companhia do Ritmo, Tradicionais do Ritmo e Gaviões do Ritmo. 

No sábado (20), a folia será na Avenida Beira-Mar, e conta com apresentações a partir das 17 horas. São atrações do dia o Bloco Tradicional Os Tremendões, escolas de samba Mangueira, Marambaia, Turma do Quinto, Favela do Samba e Império Serrano. A programação terá prosseguimento com a cantora Fernanda Furtado, a Cia Vem BB, os artistas Fernando e Franco, e a Máquina de Descascar’alho (trio). 

No domingo (21), a agenda terá Bloco Nabuxk, PP Júnior, Kizoeira e Bruno Shinoda, a partir das 13h, na Avenida Litorânea. 

O titular da Secma, Yuri Arruda, expressou sua satisfação com o sucesso do pré-Carnaval do Maranhão. Ele destacou a diversidade de atrações e a implementação de medidas de segurança, que contribuem para uma festa marcada unicamente pela alegria. “O governo está empenhado em proporcionar uma experiência festiva e única para todos os maranhenses e quem visitar nosso estado no período. O pré-carnaval é um termômetro do sucesso que será a nossa agenda oficial”, ressaltou.

Folia com segurança

Para garantir que a agenda seja de muita diversão e tranquilidade a todos os foliões, o governo reforçou a segurança no período, cobrindo os pontos do circuito oficial, mantendo o policiamento e ações nos bairros. Por meio do decreto nº 60.086/2024, as medidas têm o objetivo de prevenir acidentes e garantir que os foliões desfrutem do evento de maneira segura. 

O decreto reforça, ainda, que são iniciativas necessárias para colaborar com a atuação da Polícia Militar, na garantia da segurança pública preventiva. 

O documento proíbe a venda de bebidas alcoólicas, não alcoólicas e similares em garrafas ou recipientes de vidro nos estabelecimentos comerciais e informais, durante o pré-Carnaval. Está proibido, também, o uso de copos de vidro e similares. Caso comprovado o descumprimento das normas do decreto, será determinada a interdição imediata dos estabelecimentos e pontos de venda (vendedores ambulantes), com a consequente apreensão das mercadorias mediante a lavratura do Termo de Apreensão. As normas ficam em vigor até 6h do dia 19 de fevereiro.

Paralelamente, portaria emitida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) disciplina a entrada e permanência de crianças e adolescentes em eventos carnavalescos, assim como suas participações nos desfiles de carnaval. A norma garante os direitos deste público, e cabe à 1ª Vara da Infância e Juventude do Termo Judiciário de São Luís conceder alvarás autorizativos para regulamentar entrada e permanência deste público, se estiverem desacompanhados dos pais ou responsáveis, seguindo o disposto no art.149, I, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Programação

Dia 19, no Centro Histórico, a partir das 16h: Cortejo Blocos Tradicionais (Tropicais do Ritmo, Show Feras, Os Curingas, APAE, Os Gigantes, Magnatas Show, Os Gladiadores, Os Diplomáticos, Os Diferenciados, Os Foliões, Reis da Liberdade, Os Trapalhões, Os Imbatíveis, Vinagreira Show, Companhia do Ritmo, Tradicionais do Ritmo e Gaviões do Ritmo).

Dia 20, na Beira-Mar: 17h – Bloco Tradicional Os Tremendões; 18h – Escolas de Samba: Mangueira/ Marambaia / Quinto / Favela / Flor Samba /Império Serrano; 19h – Fernanda Furtado; 20h – Cia Vem BB; 21h – Fernando e Franco; 22h – Máquina de Descascar’alho (trio)

Dia 21, na Avenida Litorânea: 13:00 – Bloco Nabuxk; 14:30 – PP Júnior; 16:00 – Kizoeira; 17:30 – Bruno Shinoda