Dicas úteis: as camas precisam ser limpas periodicamente

Muitas vezes, ao fazer faxina na casa, a cama acaba sendo esquecida. Afinal, basta trocar o lençol que está tudo certo, não é? Na verdade, não é só isso. Assim como o sofá, a cama precisa de alguns cuidados especiais, para uma boa limpeza.

Você sabia que o ser humano passa cerca de um terço do dia dormindo na cama? Isso se levarmos em consideração uma noite de sono de 8 horas direto, que é o recomendado pelos especialistas.

Porém, o que nem todos sabem, é que a cama também deve ser limpa periodicamente, e da forma correta. Então, se você quer aprender a maneira correta de limpar sua cama e o colchão, siga as recomendações desse texto, pois selecionamos as melhores dicas para te ajudar.

Dicas de como limpar a cama

Algumas camas, especialmente box, são feitas de couro sintético branco na parte externa, que é o box em si. E, com o tempo, ele vai sujando bastante. Portanto, o recomendado é que a limpeza seja feita ao menos uma vez por mês. Para isso, você precisará de:

● Uma escova de dente macia;

● Um pote com água,

● Um pouco de sabão de coco.

Molhe a escova na água e no sabão de coco, e esfregue com gentileza, sem fazer muita força em todo o couro da cama. Para retirar o excesso, use um pano úmido.

É muito importante olhar debaixo da cama também, já que muita poeira fica ali embaixo. O ideal é passar um aspirador de pó ou vassoura pelo menos uma vez por semana, para não acumular sujeira.

Se a cama tiver baú, é importante limpá-la e olhar para dentro para ver se não tem tralhas demais. Faça isso uma vez a cada três meses, e retire roupas antigas, brinquedos que as crianças não usam mais, e demais objetos antigos e sem uso. Doe-os se estiverem em boas condições.

Para limpar, passe um pano úmido com vinagre de álcool diluído com água tanto na parte interna, quanto na parte externa. E deixe-o aberto por algumas horas para sair o cheiro.

Limpando o colchão

Assim como a cama, o colchão também é de extrema importância. Afinal de contas, ele está em contato direto com o corpo humano.

Sempre que você for fazer a limpeza da casa, ou do seu quarto, troque os lençóis. E vire o colchão do outro lado pelo menos uma vez por mês. Esse movimento é importante para que ele não afunda, e nem fique muito desgastado de um dos lados.

O ideal é que você polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio na superfície do colchão, e deixe agir de 30 a 45 minutos. Em seguida, pegue uma escova de dente macia e esfregue, principalmente onde há manchas. Depois deixe o produto agindo por mais 10 minutos. Retire tudo com o aspirador de pó, de preferência com o acessório de estofados.

Para eliminar odores fortes, o correto é utilizar água oxigenada. Compre de 10 volumes, e passe no local que está com odor.

Outra dica valiosa é comprar uma capa para o colchão, pode ver na MELHOR DE VERDADE dicas sobre móveis para casa. Ela se parece com um lençol, mas possui zíper em uma das laterais. Uma de suas vantagens é que pode ser retirada e lavada na máquina sempre que quiser.

E existem saias também para as laterais, justamente com a função de proteger o material. Algumas delas chegam até mesmo a tapar toda parte debaixo, evitando que muita poeira se junte ali.