Dicas para pendurar suas roupas de forma eficiente e prática

Embora possa parecer simples à primeira vista, o cuidado com a lavagem das roupas é uma atividade complexa, desde a inserção na máquina de lavar até o retorno ao guarda-roupas. Afinal, quem não se preocupa em não saber higienizá-las corretamente, perdendo uma peça favorita no processo?

A separação adequada das peças, a escolha dos produtos e todo o procedimento de lavagem demandam atenção.

No entanto, já pensou em como a maneira de pendurar cada tipo de roupa pode fazer diferença? Muitas vezes, esse detalhe é deixado de lado, resultando em danos aos tecidos ou até mesmo no rasgo de uma peça que você adorava.

Com isso em mente, selecionamos algumas dicas preciosas para a hora de secar suas roupas.

Limpe os varais 

Na maioria das residências, os varais estão localizados em áreas com boa circulação de ar e, frequentemente, acumulam sujeiras. 

Antes de pendurar suas roupas, é recomendável passar um pano úmido por toda a extensão do varal para garantir que suas peças não fiquem marcadas de poeira.

Tenha opções variadas de pregador 

Os pregadores são essenciais quando se trata de pendurar roupas para secar.

No mercado, você encontra uma variedade de modelos, desde os clássicos de madeira até os mais inovadores, com presilhas emborrachadas, projetadas para proteger os tecidos.

Ao estender as roupas, evite sobrecarregar o pregador com mais de uma peça, pois isso pode danificar o tecido e até mesmo quebrar o pregador.

Separe as peças 

Além de tornar o trabalho mais fácil, separar as peças de acordo com o tipo de tecido pode agilizar o processo de secagem. 

Por exemplo, roupas feitas de tecidos mais pesados, como jeans, devem ser sempre colocadas nas extremidades do varal. 

É igualmente importante tomar cuidado com a exposição de roupas coloridas à luz solar, pois alguns tecidos podem desbotar.

Aproveite os espaços com varais versáteis

Lavanderias pequenas ou localizadas em apartamentos frequentemente apresentam desafios quando se trata de secar roupas. No entanto, é importante destacar que existem diversos tipos de varais disponíveis em lojas de departamento, que oferecem praticidade e flexibilidade para atender às necessidades de espaços reduzidos.

Os varais de chão são uma excelente opção, pois são facilmente montados e desmontados, podendo ser acomodados em qualquer cômodo da casa e armazenados sem ocupar espaço quando não estão em uso.

Para quem vive em apartamentos, os varais de teto são outra alternativa viável. Além de permitirem pendurar peças de maior comprimento, podem ser recolhidos quando não estão em uso, tornando-se praticamente invisíveis e não interferindo na decoração do ambiente.