Dicas para conciliar viagens a trabalho e bem-estar

Muitas pessoas têm o sonho de viajar a trabalho, para conhecer outras culturas e lugares e crescer profissionalmente de maneira internacional. No entanto, essa rotina pode ser um tanto desgastante, tanto para o corpo quanto para a mente, e por isso é necessário se manter atento (a) e cuidar da saúde.

Afinal, os horários corridos, os fuso-horários, várias reuniões com clientes e parceiros, além de pressão, pode fazer com que sua saúde fique prejudicada ao longo do tempo. Então, confira dicas para saber como conciliar as viagens a trabalho com o bem-estar!

Rotina de exercícios

Para que o corpo esteja preparado para as longas viagens e o estresse no trabalho, é muito importante fazer atividade física constante. E, mesmo estando em um lugar diferente a cada temporada, você pode planejar seus exercícios em casa mesmo, para sempre estar em movimento.

Se os hotéis que você ficar tiverem academia, melhor ainda – mas, ainda assim, vale investir em exercícios dentro de casa ou ao ar livre, como corridas e caminhadas.

Alimentação equilibrada

Aliada ao exercício físico, a alimentação é essencial para manter a saúde e ajudar a manter a disposição no dia a dia. Pode ser bastante desafiador cuidar da alimentação quando se viaja muito (ainda mais nas viagens para fora do país, por exemplo), mas é possível.

O primeiro passo é evitar fast food e optar por opções mais saudáveis nos restaurantes locais e nos preparos caseiros. Cuide também para sempre fazer a quantidade de refeições necessárias para a sua dieta, conforme acompanhamento nutricional.

Planeje-se o máximo possível

O grande segredo para conciliar viagens a trabalho com sua vida pessoal é se planejar. Antes a compra das passagens aéreas, é importante você pensar nos detalhes profissionais (como horários de reuniões e tempo de deslocamento) e pessoais. Prepare uma lista de atividades para cada dia seu, incluindo o tempo de trabalho e o tempo livre.

Descanse sempre que possível

Outro ponto importantíssimo é incluir, sim, o descanso quase como uma tarefa na sua rotina de afazeres durante a viagem. Quando viajamos a trabalho é fácil ficar 100% imerso no trabalho, e nem sempre isso faz bem para o corpo e para a mente.

Nesse sentido, procure sempre incluir momentos de introspecção e descanso para desfrutar a sua própria companhia e manter a disposição para o trabalho.