Dia Nacional da Saúde e da Vigilância Sanitária é debatido na Câmara

Nesta quinta-feira (5) comemora-se o Dia Nacional da Saúde e o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, com o objetivo de popularizar a conscientização acerca da importância dos cuidados com a saúde para uma vida mais longa e de melhor qualidade. Além disso, as datas servem também para relembrar os avanços em políticas públicas mais amplas para oferecer serviços de saúde à população, bem como os desafios ainda existentes, que precisam ser contornados.

O Dia Nacional da Saúde se dá em alusão ao aniversário a um dos maiores sanitaristas a contribuírem para a saúde pública do Brasil, o médico e cientista Oswaldo Cruz, responsável por campanhas que erradicaram a febre amarela do Rio de Janeiro e pela desratização da cidade como forma de combater a peste bubônica. Também foi o idealizador da campanha de vacinação que resultou na Revolta da Vacina.

Comissão de Saúde

Na Câmara de São Luís, todos os projetos de lei relacionados ao sistema de saúde do município precisam ser avaliados pela Comissão de Saúde, que aprecia os textos e discute as eventuais modificações necessárias, para que o projeto seja o mais eficiente possível.

O presidente desse colegiado, o vereador Umbelino Júnior (PRTB), destacou a importância dos trabalhos da comissão para o avanço nas políticas no município. “Como presidente da Comissão, já realizei vistorias em diversas unidades de saúde, apresentei projetos que hoje são leis e que visam benefícios para a saúde da nossa gente, destinei e adicionei emendas para que os hospitais sejam reformados e mantidos e sigo ouvindo as classes que atuam na linha de frente”, enfatizou.

Para o vereador e médico Dr. Gutemberg (PSC), vice-presidente da Câmara, o Dia Nacional da Saúde é uma celebração da própria vida. “É um momento de comemorar, sobretudo nesse momento de dificuldade que a gente passa, em que o Sistema Único de Saúde brasileiro se mostrou fantástico e precisa de novas adaptações”, destacou.

Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Inserida em diversos aspectos da nossa rotina, desde a promoção da saúde até a prevenção de doenças, a Vigilância Sanitária é um dos importantes pés de sustentação do sistema público de saúde brasileiro. Ela faz valer as exigências legais para que serviços, produtos e equipamentos sejam ofertados à população seguindo protocolos rigorosos de qualidade.

Além do papel fiscalizador, destaca-se também o caráter educativo ligado ao poder pedagógico da Vigilância Sanitária, exercido por meio de campanhas, oficinas de capacitação e outros instrumentos destinados a ampliar e fortalecer as ações de promoção e defesa da saúde humana.