Dia do Sommelière: A profissão que vai além das degustações

Poucos sabem, mas por trás de uma harmonização de vinhos perfeita existem profissionais capacitados que estudam muito para chegar a um resultado alinhado. Por isso, dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Sommelière. A profissão “Sommelier” passou a ser regulada em 2011 no Brasil, e integra a participação ativa no planejamento e na organização do serviço de vinhos nos estabelecimentos comerciais, além de garantir o melhor preparo e execução dos rótulos. 

Mas, se engana quem pensa que é só isso que esse profissional faz. Segundo Cibele Siqueira, Sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, essa posição abrange também entender o paladar do cliente, estudar a história das vinícolas e transmitir a mensagem do vinho com amor. “Costumo dizer que não viemos citar regras que devem ser seguidas à risca para apreciar um vinho, mas que viemos explicar como “beber melhor”, compreendendo as características do vinho para ter uma melhor experiência, inclusive gastronômica”, afirma a especialista. 

Cibele destaca que hoje existem diversas opções para quem deseja se tornar um ou uma profissional na área, mas ressalta que antes de qualquer capacitação é preciso amar e buscar conhecer verdadeiramente sobre cada estilo de vinho. “Antes de qualquer coisa é preciso ter carinho e empatia com o produto para levar uma experiência completa para o cliente”, comenta Cibele. 

Embora não tenha um requisito obrigatório para atuar no mercado, existem cursos e ferramentas que ajudam a agregar conhecimento e fazem toda diferença na hora de trabalhar. Para quem quer investir na área, a Sommelière da Wine indica cursos na ABS, Senac e na certificação de vinhos WSET. “Esses cursos ajudam a ter uma outra visão sobre o consumo de vinhos e vemos que a experiência de abrir uma garrafa de vinho,girar a taça e sentir os aromas são aspectos envolventes, que tornam a profissão fascinante”, destaca Cibele. 

Mas, como uma boa comemoração não pode acabar sem um brinde, Cibele indica dois vinhos que podem cair bem nessas últimas semanas de inverno: 

Partridge Gran Reserva Bonarda 2017 – Equilibrado com notas de especiarias, frutas vermelhas, chocolate e café. Sua longa passagem pelo carvalho trouxe complexidade a esse expoente da variedade. Na boca é elegante, amigável e agradável.

Mais informações sobre o rótulo em:

CentAre D.O.C. Sicilia Nero dAvola 2017 – Cent’Are é uma linha criada para mostrar a diversidade e qualidade dos vinhos de entrada da renomada vinícola Cantine Pellegrino, fundada em 1880. Esse rótulo traz a uva Nero d’Avola, que também pode ser encontrada com o nome de Calabrese. A região com solos de textura média e argilosos, produzem um vinho tinto intenso com aromas de rosas e frutas vermelhas.

Mais informações sobre o rótulo em:

SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Foi eleito o melhor clube de assinaturas do Brasil pelo Prêmio Assinaturas Awards, uma das melhores iniciativas digitais brasileiras na categoria Supermercado pelo Prêmio da Academia iBest e vencedora do 2021 Shop! Global Awards. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente treze lojas físicas: três em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e outras oito em Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre.