Dia do Orgulho Geek: da diversão a escolha profissional

Nesta quarta-feira, 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Geek, uma data marcante para uma comunidade, que, entre os quadrinhos, animes, séries e filmes, também são amantes da tecnologia e eletrônica, afinal, através dos games, os conceitos de softwares tão complicados para maioria das pessoas, é o “segundo lar” para quem entende sobre o assunto e curte jogar no pc ou nos consoles. O que é diversão acaba virando aprendizado e detalhes como memória, processamento, renderização*, entre outros, podem ser até manipulados e modificados sem dificuldades, tamanho o conhecimento dos usuários.

A ponte entre o entretenimento e carreira

O que é puro entretenimento na infância e pré-adolescência, pode virar algo determinante para a escolha da graduação e da futura carreira profissional – um elo possibilitado pela tecnologia que é bastante comum para a comunidade geek.

Paulo Henrique, professor do Núcleo de Negócios da Facimp Wyden, é um exemplo disso. Apaixonado por games, principalmente do gênero Rpg* e os retrôs, hoje, também, faz lives na twitch e no youtube (gameplaycomph) jogando seus títulos favoritos. Ele conta mais sobre essa ponte que os jogos permitem na curva de aprendizado da área. “Assim como qualquer aplicativo que usamos hoje em dia, que necessita ser instalado, configurado e talvez adaptado, os jogos eletrônicos também precisam disso, sendo que depois vem o prêmio, que é se divertir após esse processo. Os games são portas para entender bem mais os computadores e seus periféricos”.

Paulo Henrique ainda comenta que, hoje, mais do que nunca, a tecnologia é centro de apoio para pessoas, empresas e universidades, assim como a internet. Grande parte dos profissionais da área fazem do seu dia a dia de trabalho uma paixão, pois durante a vida toda estudaram e se vincularam no ramo, fazendo dela uma vivência, no lugar de algo entediante.

“Além do aprendizado no manuseio, temos o processo de raciocínio lógico que os games trazem que é fundamental para a academia. Por exemplo, temos dentro das faculdades algumas metodologias de computação lógica e algorítma. Tal raciocínio é bem mais fácil para aqueles que já atuam em games durante a adolescência ou juventude gerando assim mais eficiência nas disciplinas do ensino superior”, completa o docente.

Quem tem essas skills* na área tem grande chance de embarcar numa carreira profissional de sucesso, pois segundo uma projeção da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), 795 mil novas vagas podem ser looteadas* na área de tecnologia e devem ser criadas até 2025. Além do mais, a estimativa é de que teremos um ban* de 532 mil dessas vagas, mais um indicativo importante para quem tem o diferencial e aptidão nesse campo de desenvolvimento tecnológico.

Juliano de Sousa é acadêmico do curso de Sistemas de Informação na faculdade Facimp Wyden, e tem como seu jogo preferido o battle royale*, PUBG. Ele conta que o contato com jogos digitais, consoles ou RPGs de mesa, durante a infância e adolescência, incentivaram diversas modalidades levadas para uma vida acadêmica. Por meio da criatividade, raciocínio lógico, coordenação motora, são algumas das habilidades cognitivas que ele desenvolveu com os jogos.

“Nesse universo somos estimulados a fazer questionamentos como. De que forma isso funciona? O que há por trás dessas interfaces? Esses questionamentos ajudam o jovem a despertar o interesse pela área do conhecimento e a expandirem os horizontes resolutivos”, finaliza Juliano.

*Dicionário gamer

Renderizar – resultado gráfico final advindo de um processamento.

Rpg (role-playing game) – gênero de game onde o jogador assume o papel de um personagem que vai em busca de desenvolvimento e evolução nos desafios de uma jornada.

Skill- habilidades.

Loot – item ou recompensa.

Ban – pessoas expulsas do contexto.

Battle Royale – gênero de jogo que destaca as habilidades em sobrevivência.

Dia do Orgulho Geek

Comemorado anualmente, a data é uma homenagem ao primeiro filme da franquia Star Wars (episódio IV: Uma Nova Esperança), lançado em 25 de maio de 1977 nos Estados Unidos. O longa-metragem virou um grande marco na cultura nerd.