Dia do Nordestino: Fortaleza ensina como fazer um delicioso vatapá para celebrar a data

A cultura do Nordeste é rica e encantadora. Com paisagens exuberantes, músicas animadas e um povo acolhedor, a região presenteia o Brasil com a sua alegria e diversidade. Para homenagear a sua bagagem histórica, social e gastronômica, em 08 de outubro se comemora o Dia do Nordestino, em homenagem ao centenário de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, em 2009.

O poeta, compositor e cantor cearense Patativa do Assaré é uma das figuras mais marcantes do Nordeste no século XX, reconhecido pelo legado que deixou para a Região. Falando em manifestações culturais, a culinária nordestina também se destaca, portanto, é lembrada na data. Seu tempero é forte, único e marcante. Por isso, para celebrar em grande estilo, Fortaleza, marca de biscoitos, massas e torradas da M. Dias Branco, ensina como fazer uma receita nordestina típica: o vatapá.

Mas você conhece a história do vatapá? O prato chegou ao Brasil a partir dos africanos. Depois, graças ao povo nordestino, surgiram algumas variações no preparo, mantendo a essência e exclusividade no sabor da iguaria.

Que tal preparar essa delícia e compartilhar com aqueles que você mais ama? Afinal, o Amor Fortalece!

Confira o modo de preparo abaixo:

Vatapá

Ingredientes:
– 1 pacote de Fortaleza Torrada Tradicional
– 4 cebolas
– 200g de amendoim torrado e sem pele

– 200g de castanha de caju torrada
– 200g de camarão seco
– 2 garrafas de leite de coco
– 1 colher de chá de gengibre ralado
– 2/3 de xícara de azeite de dendê

Modo de Preparo:

  1. Em uma travessa, coloque as torradas e adicione água por cima para hidratar.
  2. Delicadamente, aperte as torradas até sair toda a água e reserve.
  3. No liquidificador, bata as cebolas e as torradas amolecidas.
  4. Em uma panela, coloque a mistura.
  5. Bata no liquidificador o amendoim, a castanha e o camarão seco até triturar.
  6. Leve a panela ao fogo e adicione o leite de coco e o gengibre.
  7. Aos poucos, coloque a mistura de castanhas e camarão, misturando sempre até incorporar.
  8. Quando já estiver engrossado, adicione o azeite de dendê e deixe por mais 5 minutos.

Tempo de Preparo: 30 minutos

Rendimento: 20 porções

Sobre a Fortaleza
Com mais de 65 anos de tradição, a Marca Fortaleza foi a primeira a ser lançada pela M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Hoje já são mais de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos, a Marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3, integrando desde 2020 a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todos o Brasil.

Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente, a M. Dias Branco possui 14 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.

Informações para a imprensa: