Dia do Estudante: como escolher uma profissão?
O momento de escolher uma carreira costuma gerar muitas dúvidas, medos e incertezas nos jovens, principalmente naqueles que acabaram de sair do ensino médio. Dados de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feita em 2020, revelou que a taxa de desocupação entre as pessoas de 18 a 24 anos de idade é de 29,8%, reflexo dessa dificuldade na escolha de uma carreira que tem afinidade.
A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da faculdade Pitágoras São Luís, Fernanda Zeidan, destaca que a preocupação e dificuldade de escolha é completamente normal, pois envolve diversos fatores. “Na realidade faz parte do processo de constituição do sujeito. Nem todos conseguem enxergar as possibilidades por diversos motivos como culturais, familiares, sociais”, pontua.
Segundo a especialista, é essencial escolher a área que tem maior afinidade. “Não há uma fórmula, mas há diversos recursos que auxiliam o estudante a se enxergar em diversas possibilidades. Entre eles podemos citar a orientação profissional, conhecimento do campo da atuação, observar qual área tem mais afinidade, se for das exatas, buscar uma profissão que poderá desenvolver este conhecimento. O importante é confiar naquilo que o estudante tem de pontos focais no exercício de atividades diárias”, destaca.
Além desses fatores, existe uma preocupação extra que costuma afetar muitos jovens: a interferência da família. Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn apontou que 26% dos entrevistados confirmaram a pressão familiar na escolha da profissão. A especialista alerta que é preciso cuidado em relação a essa cobrança dos pais. “É muito comum que isso ocorra devido às expectativas, muitas vezes, projeções de desejos próprios não realizados dos pais. É ideal tomar precauções quanto ao conteúdo e influência sobre essas escolhas”, afirma.
Escolha do curso e onde estudar
Um jeito interessante de começar a escolher sua faculdade é pensar nas áreas ou disciplinas com as quais você tem maior afinidade. Por exemplo, se você ama estudar Matemática e Física, cursos da área de Exatas, como Engenharia Civil, Estatística e Ciência da Computação podem ser uma excelente aposta. Já quem tem mais facilidade com Linguagens, Sociologia, História e Geografia pode se dar bem em um curso da área de Humanas, como Letras, Direito, Psicologia ou Administração. Existe ainda a área de Ciências Biológicas, que tem muito a ver com Química e Biologia, e abrange vários cursos ligados à saúde como Enfermagem e Odontologia.
Não se preocupe se errar
É comum achar que decidir a graduação é um momento de “tudo ou nada” e que não há espaço para erros. É claro que todos querem fazer a escolha mais correta, mas caso perceba ao longo do caminho que a decisão deve ser mudada, está tudo bem. Notando que prefere outra área, é hora de refazer suas análises e planejar a mudança. As transformações fazem parte do caminho e, na verdade, são muito bem-vindas. O importante é estar em um ambiente saudável, feliz e capaz de fazer o que gosta.
Mercado de trabalho
O grande desafio atualmente é o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e exigente. Por isso, é extremamente importante escolher bem a universidade que você deseja cursar sua graduação. O Canal Conecta, ferramenta de empregabilidade exclusiva das instituições de ensino da Kroton, disponibiliza para os alunos e ex-alunos vagas de emprego e conteúdos que visam capacitar os candidatos para que tenham maiores chances de contratação, além de contribuir com aqueles que buscam uma transição na carreira ou desenvolvimento do próprio negócio. A população em geral, pode acessar os materiais disponíveis na plataforma.
Siga a profissão que te deixa feliz
Se você seguir a profissão que deixa feliz, com certeza terá sucesso na carreira, pois irá realizá-la com dedicação e paixão. Além disso, terá mais motivação, pois você se sente realizado. Isso te torna um profissional mais produtivo e disposto a trabalhar duro para alcançar resultados satisfatórios.