Dia do cuscuz: confira uma receita dessa delícia nordestina!

Quem é nordestino sabe o valor do cuscuz, não é à toa que a participante do programa Big Brother Brasil-2021, a paraibana Juliete, defende o prato e destaca à sua importância cultural — e de sobrevivência — que o alimento tem no Nordeste. Hoje, 19 de março, se celebra o Dia Mundial do Cuscuz. 

Como ele sempre está presente nas diferentes refeições do dia, do café ao jantar, o prato vem ganhando versões em outras regiões do país. Que tal um cuscuz quentinho? Separamos uma receita para você, a sugestão é do chef do Grupo Mateus, Antônio Alcântara. Confira:  

Ingredientes

Carne 1 quilo(s) de coxão duro ou acém ;

3 dente(s) de alho;

 2 folha(s) de louro;

 1 sachê(s) de caldo de carne;

 8 colher(es) de sopa de margarina;

2 cebolas roxas cortadas em tiras finas;

 2 tomates sem pele e sementes;

 Coentro ou cheiro-verde picado a gosto;

 Cuscuz 500 grama(s) de flocos de milho;

 1 colher(es) de chá de sal ;

2 xícara(s) de chá de água.-

Modo de preparo

 Carne Em uma panela de pressão, leve a carne com o alho, o louro e o caldo de carne para cozinhar, em fogo médio, por 30 minutos. Desligue o fogo, espere amornar, abra a panela e verifique se a carne já está bem macia. Deixe cozinhar com a panela aberta até que o caldo seque. Desfie a carne e reserve. Em uma frigideira funda e larga, leve a margarina para aquecer. Adicione a cebola e frite até ficar transparente. Junte a carne, os tomates, refogue por mais alguns minutos, acrescente as ervas e desligue o fogo. 

Cuscuz

 Em um recipiente, coloque o flocão, o sal e a água, misture bem e deixe descansar por 1 hora.

Depois, coloque água na parte inferior do cuscuzeiro até uma altura que não encoste na base com furinhos. Arrume a massa sobre a base, pressione um pouco a massa, tampe e leve para cozinhar, em fogo baixo, por 20 minutos ou até que se desprenda o odor característico de farinha cozida. Retire do fogo e reserve quente. Sirva o cuscuz em fatias, com margarina e a carne desfiada.  Bom apetite!