Dia do administrador: ciclo de palestras e solenidade celebram 57 anos da profissão

Professores, estudantes e entidades representativas do setor celebraram esta semana os 57 anos da regulamentação da profissão de administrador no Brasil e os 21 anos do curso de Administração do Centro Universitário Estácio São Luís. A programação alusiva às datas contou com um ciclo de palestras, com o tema “Profissão e Possibilidades”. Na programação, foram debatidos o cenário atual do mercado, possibilidades de formação profissional e escolha de carreira, entre outros temas.

A programação encerrou com uma solenidade comemorativa do aniversário do curso. O evento contou com a presença da pró-reitora de graduação do Centro Universitário Estácio, Midori Oshima e do presidente do Sindicato de Administradores do Maranhão (Sinadma), Alex Baldoíno Pereira de Barros, além das ex-coordenadoras do curso  Sheila Ionara Dantas e Valesca Rogéria Vieira Trinta.

O coordenador do curso de Administração, Diêgo Pinheiro, reforçou a importância da formação global para a carreira de administrador. “É uma profissão fundamental para que as empresas consigam atingir seus objetivos e tragam bons resultados. Uma das premissas dessa formação é que o administrador consiga colaborar para o desenvolvimento local, regional e nacional”, pontua.

Para Filipe Eduardo, estudante do 6º período, o evento é uma forma de inspirar e mostrar perspectivas na profissão. “É de sua importância para a gente, porque mostra a história da administração e de pessoas que construíram sua carreira a partir dessa formação. Mostra que a gente consegue, é só persistir que chegaremos lá”, afirma.

PARCERIAS

O presidente do Sinadma, Alex Baldoíno Ferreira de Barros, destacou a importância das parcerias nesse processo. “Estamos nos aproximando das universidades e demonstrando essa presença efetiva, ampliando a presença em semanas de administração e de negócios sempre passando a importância das entidades representativas para ajudar os futuros profissionais a se qualificarem e buscarem a sua valorização”, reforça.

A profissão de administrador foi regulamentada no ano de 1967. De acordo com a legislação, compete ao administrador a tarefa de gerir organizações. “O objetivo, ao compartilhar com os alunos essa história, é reforçar esse sentimento de pertencimento a essa categoria profissional, mostrar como são diferentes os desafios e possibilitar reflexões acerca do futuro e de caminhos profissionais”, destaca.