Dia de Campo apresenta tecnologias sustentáveis para agricultura familiar no Maranhão
Evento gratuito será realizado no Parque Agroecológico Maracanã, em São Luís, com demonstrações práticas voltadas para agricultores, estudantes e técnicos da área rural
São Luís, 23 de maio de 2025 – Acontece na próxima segunda-feira, 26 de maio, a partir das 8h, o Dia de Campo”VOA Maracanã”, uma ação do projeto de Transferência de Tecnologias da Embrapa voltada para fortalecer a agricultura familiar com práticas sustentáveis. O evento será realizado no Parque Agroecológico Maracanã, em São Luís, e é aberto ao público, com foco em produtores familiares, estudantes e assistentes técnicos.
A programação inclui palestras e dinâmicas de campo sobre o manejo da Roça Sustentável, com demonstração de consórcio e rotação de culturas como arroz, feijão, milho, mandioca e macaxeira, integrando saber tradicional e inovação tecnológica. Destaque para o uso de técnicas de consórcio rotacionado, que aumentam a produtividade e protegem o solo, oferecendo uma alternativa viável e ecológica para o pequeno produtor.
Além disso, o evento vai apresentar o modelo do Sisteminha e Horta Comunitária, uma tecnologia social reconhecida nacionalmente, com grande potencial de impacto direto na segurança alimentar e geração de renda das famílias do campo.
*Programação – Dia de Campo VOA Maracanã*
Data: 26 de maio de 2025
Local: Parque Agroecológico Maracanã – São Luís/MA
08h – Recepção e inscrições
08h30 – Abertura: Embrapa / Vale / Instituto Formação
09h – Palestra: Manejo Roça Sustentável – consórcio e rotação de culturas alimentares
10h – Dinâmica de campo: demonstração prática do manejo sustentável e rotação de culturas
10h30 – Apresentação: Sisteminha e Horta Comunitária – benefícios sociais e produtivos
12h30 – Encerramento
Sobre o Voa Maracanã
O projeto Voa Maracanã é uma iniciativa da Vale, implementada pelo Instituto Formação em parceria com a Embrapa e tendo como parceiro investidor a Logicallis. O projeto busca melhorar a qualidade de vida de mais de 1800 pessoas em comunidades rurais do Maracanã, promovendo o desenvolvimento local, fortalecendo as políticas públicas e valorizando a cultura local.