Dia das Crianças é marcado com diversão e lazer no Forte Santo Antônio e parques estaduais

Um dia de brincadeiras, guloseimas e atrações especiais para a criançada. Esse foi o ritmo da programação do Dia das Crianças que animou a garotada de todas as idades, que  visitaram o Forte Santo Antônio da Barra nesta quinta-feira (12).

Localizado na Ponta D’Areia, próximo ao Espigão Costeiro, o Forte Santo Antônio – equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma) – ofertou à garotada uma vasta e interativa programação, com direito a distribuição de doces, pintura facial e muitas brincadeiras.

“Na parte externa nós realizamos distribuição de balas e chocolates. Um dia muito animado aqui. Um espaço muito propício para que as crianças venham passar aqui um final de tarde agradável, acompanhadas de suas famílias, desfrutando de toda a beleza e encanto que o Forte Santo Antônio oferece o ano inteiro”, detalha Mauro Frazão, diretor de Arte e Cultura do Forte.

Exposição

A programação do Dia das Crianças no Forte Santo Antônio também contou com a abertura de uma exposição em alusão a uma das espécies marinhas mais ameaçadas de extinção do planeta, o espadarte Pristis pristis, conhecido como peixe-serra.

O International Sawfish Day Brazil tem como proposta sensibilizar o público sobre os riscos que a ação humana pode representar para a manutenção da diversidade biológica. A exposição conta com o apoio e curadoria de professores e alunos do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

“Estamos recebendo uma exposição que conta com alunos da UFMA que vem tratando da preservação de uma espécie que tem nas águas do Maranhão, o espadarte, que está desaparecendo. Este evento é internacional, porque acontece em diversos lugares do mundo e, esse ano aqui no Maranhão, eles estão tratando a questão do espadarte peixe-serra”, explica Mauro Frazão.

A bióloga Ana Rita Nunes participa da exposição e levou a filha para acompanhar as atividades lúdicas. Ela ressalta a importância da exposição sobre a vida marinha, na formação do público infantil.

“É muito bom nós termos esses espaços na cidade, onde a gente possa trazer as crianças para mostrar um pouquinho da cultura da nossa cidade, do nosso estado, e, também, trazer um pouquinho da biologia, dos aspectos oceanográficos de toda a biodiversidade local, que é muito rica. Esse ambiente está sendo muito lúdico, especialmente no dia de hoje. Isso é muito legal e bom para o desenvolvimento das crianças”, afirmou a bióloga.

Diversão nos parques

As atrações infantis também se estenderam para parques ambientais geridos pelo Governo do Maranhão. A programação do Dia das Crianças com atividades recreativas, brinquedos infláveis, distribuição de doces, pintura facial e sorteios  animou o público infantil no Parque da Vila Palmeira, Parque São João II, Parque das Dunas (em Barreirinhas),  Parque João do Vale (em Pedreiras) e o Parque de Bacabal. 

Na Praça do Foguete, na Lagoa da Jansen, em São Luís, a programação contemplou apresentação de mágico, pintura facial e distribuição de pipoca, algodão doce e picolé.  

“Nós tivemos uma imensa satisfação em estar realizando esse evento para o Dia das Crianças em todos os nossos parques estaduais, com várias brincadeiras, atrações e distribuição de guloseimas, tudo isso para a nossa criançada”, disse o Luís Neto, gestor geral dos parques.

As atrações agradaram a criançada e até mesmo os pais e responsáveis das crianças. “É uma iniciativa excelente. Eu tenho uma filha de 10 anos e estava à procura de um lugar que fosse para a família. Achei excelente essa iniciativa do Governo do Estado. Que sejam realizados mais eventos como esse, que promovem a integração de todos nós”, avaliou  a advogada Viviane Machado.

As atividades alusivas ao Dia das Crianças também encantaram os visitantes da Casa de Nhozinho, Casa do Maranhão e Teatro João do Vale neste dia 12 de outubro.