Dia da Saúde e Nutrição: um estilo de vida mais saudável

Ter uma boa saúde e uma boa alimentação é mais do que simplesmente comer. Uma alimentação saudável deve incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a uma melhora da qualidade de vida.

Para conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação, é celebrado anualmente no Brasil, em 31 de março, o Dia da Saúde e Nutrição.

Marcos Macedo, nutricionista e professor da Estácio, destaca que a nutrição é importante em todas as fases da vida do ser humano, desde a gestação, primeira infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. 

“Em cada uma dessas fases existem demandas específicas para o consumo de nutrientes específicos para o melhor desenvolvimento e para a melhor resistência ao nosso meio ambiente” explica o nutricionista.

Segundo Marcos, de maneira geral, o consumo alimentar da população brasileira tem pontos negativos e positivos. “Entre os negativos e mais preocupantes estão o excesso de consumo de alimentos ultraprocessados, principalmente quando a gente se fala em excesso de sódio e carboidrato refinado, associado ao excesso de consumo de gordura especialmente as do tipo saturadas e trans, além do baixo consumo de água, frutas e vegetais, adicionalmente, apesar de não estar ligado diretamente com a nutrição a baixa adesão a atividade física e qualidade ruim de sono.”

Uma alimentação pobre em nutrientes pode causar excesso de peso e uma série de doenças como pressão alta, doenças cardiovasculares e diabetes. Para mudar esse cenário, a orientação do nutricionista é melhorar a qualidade do sono, melhorar a hidratação e melhorar a alimentação.

“Basicamente é incluir mais frutas e vegetais na rotina, consumir água adequadamente,  pelo menos dois litros por dia, se manter ativo praticando uma atividade física que gosta, e preferir alimentos in natura ou minimamente processados. O conjunto desses fatores vai proporcionar um estilo de vida mais saudável”, orienta.

Nutrição ortomolecular: um olhar especializado

A Nutrição Ortomolecular é uma maneira inovadora de cuidar da saúde, pois enxerga o indivíduo por inteiro, buscando tratar a causa do problema e devolver o equilíbrio a este organismo doente.⠀A nutricionista Funcional, Ortomolecular e médica naturopata, Isis Vidal, explica que além de proporcionar um emagrecimento seguro e saudável, a ortomolecular proporciona uma reeducação alimentar do paciente.

“A recomendação de uma alimentação específica, com elaboração de um plano alimentar com suplementos nutricionais e micro-nutricionais apropriados, permite que cada um atinja e permaneça no melhor de sua forma e saúde, gerando também uma ação preventiva ou auxiliar na terapia de problemas mais específicos ou difíceis de tratar. Isso vale para todas as idades, desde os mais jovens até os mais idosos. O resultado disso é mais qualidade de vida e bem estar a curto, médio e longo prazos”, informa Isis Vidal.