Destaques do 50º CINASE / Circuito Nacional do Setor Elétrico Região Nordeste em São Luís
A Equatorial Maranhão participou ativamente da 50ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE) Região Nordeste, maior evento itinerante do setor elétrico, que nesta edição foi realizado em São Luís, nos dias 7 e 8 de maio.
Segundo Adolfo Vaiser, CEO do Grupo Setor Elétrico, que promove o evento, o CINASE é composto por um congresso e uma área de exposição: “Desde 2010, levamos atualização e capacitação técnica por todo o país. Já passamos por mais de 20 cidades. Este ano, escolhemos São Luís pela primeira vez, por ser a sede da Equatorial, além da relevância do mercado energético local. Decidimos abrir mais uma cidade no Nordeste e identificamos aqui um grande potencial. Promovemos um verdadeiro panorama do setor elétrico, reunindo especialistas e formadores de opinião locais e nacionais. Abordamos o mercado de renováveis no Maranhão, além de tendências globais do setor. É um formato que permite inovação, atualização e a criação de novas ideias para o setor elétrico”, destacou Adolfo Vaiser.
Participação ativa da Equatorial no CINASE
No estande interativo do EQT Lab – hub de inovação do Grupo Equatorial, os visitantes do evento puderam conhecer mais sobre os projetos de inovação realizados, além de ter uma experiência imersiva, por meio dos óculos de realidade virtual, fazendo um passeio virtual nas instalações do EQT Lab, que fica localizado na Rua do Giz, N° 139, no Centro de São Luís.
Especialistas da Equatorial Maranhão também participaram de diversas palestras e painéis sobre temas como os desafios e oportunidades do setor elétrico, o cenário atual e crescimento econômico, o mercado de renováveis, eficiência energética, ESG, mobilidade elétrica como vetor para a Transição Energética, entre outros assuntos relevantes do segmento.
Homenagem especial e palestra de abertura
O Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, palestrou no painel de abertura do 50º CINASE, na quarta-feira (7), sobre “Os desafios da distribuição de energia elétrica no contexto de crescimento econômico estadual”. Antes, ao subir no palco do 50º CINASE, ele foi homenageado com uma placa, entregue pelo coordenador e técnico do CINASE, Danilo de Souza. “Esse prêmio é um reconhecimento à sólida posição técnica e institucional de Sérvio Túlio, que há anos se dedica à distribuição de energia, fortalecendo a infraestrutura energética do Maranhão e do país”, afirmou Danilo de Sousa.
Em seguida, Sérvio Túlio palestrou e fez um balanço da trajetória de superação e sucesso da Equatorial Maranhão em seus 20 anos. Ele falou sobre os desafios e resultados alcançados, desde o início do Grupo no Maranhão, em 2004, até o momento atual, no qual a distribuidora maranhense é referência nacional de excelência no setor elétrico. “O Maranhão vive um momento especial de crescimento econômico e do mercado de energia elétrica. Receber a 50ª edição do CINASE aqui é muito relevante para discutirmos a evolução do setor”, frisou o Presidente da Equatorial Maranhão.
Sobre os desafios da distribuição de energia no Maranhão, ele destacou: “Nosso principal desafio é acompanhar o crescimento do Maranhão, um estado que tem dimensões continentais, como o tamanho da Itália. Investimentos demandam tempo e recursos e nosso sistema elétrico está cada vez mais automatizado e resiliente. Inovação, canais de atendimento digitais e a geração distribuída são tendências que beneficiam a população”, completou Sérvio Túlio.
Roda de diálogo debateu o mercado de renováveis no Maranhão
Encerrando a manhã do 1° dia do evento, foi realizada uma roda de diálogo sobre o mercado de renováveis no Maranhão, que reuniu os especialistas Fernando Lima (CREA-MA e IFMA), Fraga Araújo (SEDEPE), Osvaldo Saavedra (UFMA) e Rafaela Moreira, Gerente de Regulação e Mercado da Equatorial Maranhão. Em debate, a integração das energias renováveis à matriz energética local, os desafios de infraestrutura e o potencial do estado como polo energético para o Brasil e o mundo.
Segundo Osvaldo Saavedra, “as fontes renováveis transformaram a forma como operamos o sistema elétrico. Antes, tínhamos uma fonte constante. Agora, trabalhamos com um modelo que requer maior flexibilidade e capacidade de adaptação. É aí que entram os sistemas de armazenamento de curto e longo prazo”, comentou ele.
Fernando Lima reforçou a importância de capacitar mão de obra local. E Rafaela Moreira, Gerente de Regulação e Mercado da Equatorial Maranhão, falou sobre o aumento do consumo de energia no estado: “O consumo de energia no estado cresceu 8,4% em 2024, registrando 8.753 GWh de energia distribuída para mais de 2,8 milhões de consumidores cativos e livres. A Equatorial Maranhão vem expandindo seu atendimento e suas redes para fazer frente a esse novo mercado em crescimento, e tendo como prioridade a manutenção da qualidade do fornecimento para todos os consumidores”, informou Rafaela.
Projetos da Equatorial premiados
Antecedendo toda a programação do CINASE, foi realizada na noite de terça-feira (6) a solenidade do “Prêmio O Setor Elétrico (OSE)”, que homenageou profissionais e reconheceu projetos inovadores que estão impulsionando a transformação da energia no Nordeste, entre eles, projetos do Grupo Equatorial.
Foram vencedores do Prêmio OSE os seguintes projetos com a participação da Equatorial:
– Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) com o projeto de Detecção de Telhados em Imagens de Satélite com IA, desenvolvido pelo Grupo Equatorial e EQT Lab.
– Energias Renováveis, com a Microrrede para Melhorar a Resiliência, a Confiabilidade e a Qualidade da Energia no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA – µGrid), fruto de uma parceria com UFMA, Enova, Aneel e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DTCA).
– E, pra fechar a noite com chave de ouro, o projeto CLA – µGrid foi o grande vencedor do Prêmio O Setor Elétrico — uma premiação bônus concedida ao projeto com a maior nota entre todas as categorias.
Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE)
Organizado pelo Grupo O Setor Elétrico, um dos principais veículos de comunicação especializados do segmento, o evento é voltado a toda a cadeia de energia elétrica de Maranhão e região, com debates e palestras sobre temas técnicos e discussões sobre políticas energéticas e as novas tecnologias que estão modificando e revolucionando o setor elétrico brasileiro.
O 50º Cinase contou com uma ampla programação de palestras, debates e apresentações, consolidando São Luís e o Maranhão como potência do setor energético do Brasil, ao realizar sua 50ª edição no Estado e com grande participação de visitantes e debatedores.