O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Desenvolvimento inclusivo com foco em carbono zero é tema de debate Governador Flávio Dino é palestrante

Palestrantes de diferentes instituições e o governador do Maranhão, Flávio Dino, participam, nesta quinta-feira (30), a partir 9h30, do painel “Clima e Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030”. O painel faz parte da terceira edição da Conferência Brasileira de Mudanças do Clima (CBMC). O debate pode ser acompanhado, ao vivo, pelo canal do Youtube do Instituto Ethos.

O tema do painel leva o nome da Iniciativa Clima e Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030 que, sob o comando de mais de 10 entidades da sociedade civil organizada, academia e setor produtivo, traçam cenários de desenvolvimento com foco na descarbonização. A iniciativa acredita que o Brasil deve ser mais ambicioso em suas metas climáticas e, por isso, levará os cenários que estão sendo estudados para a COP 26, em Glasgow, e entregarão também para os candidatos das eleições presidenciais e estaduais de 2022.

A CBMC (https://www.climabrasil.org.br) reúne organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, governos, comunidade científica e os setores público e privado; e promove diálogos para a formulação e monitoramento de compromissos que influenciem o clima e proponham saídas para a implementação da NDC brasileira, e maiores ambições na pauta climática e de adaptação às mudanças ambientais.

Serviço

Painel: Clima e Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030

Data: 30 de setembro

Horário: 9h30

Link: https://bit.ly/3C9m4yM

Sobre os palestrantes:

Roberto Waack: Presidente do Instituto Arapyau, Roberto é biólogo e mestre em administração de empresas (Nova Economia Institucional) pela USP, membro dos Conselhos da Marfrig, Wise Plasticos, Synergia, WWF e Ethos; Co-fundador da Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura e da Concertaçao pela Amazonia, ambos movimentos do setor privado e ONGs voltados para advocacy nas áreas de uso do solo e mudanças climáticas. Foi CEO da Fundação Renova, responsável pela reparação do desastre de Mariana, CEO da Amata S.A. e da Orsa Florestal.

Andrea Alvares: Andrea Álvares é vice-presidente de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Natura. Antes, foi gerente geral de Marketing e Estratégia da Pespico e P&g. Andrea é membro do Comitê Executivo do World Business Council for Sustainable Developmente (WBCSD) e dos Conselhos de Administração e de Líderes do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Ela também integra o Conselho Orientador do Instituto Ethos e é membro-fundadora do grupo Mulheres do Brasil.

Flávio Dino: Governador do Maranhão, Flávio Dino é presidente do Consórcio de Estados da Amazônia Legal e integrante da Coalizão Governadores pelo Clima.

Natalie Unterstell: Presidente do Instituto Talanoa, Natalie atuou em governos federal e estaduais, onde apoiou a construção de políticas públicas, incluindo o mais ambicioso programa de adaptação à mudança do clima já realizado no país, o Brasil 2040, como diretora na SAE/Presidência da República. Contribuiu como negociadora do Brasil nos assuntos de mudança do clima na ONU e Secretária Adjunta do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC).

Moderação:

Marina Marçal: Coordenadora de Política Climática do Instituto Clima e Sociedade (Ics), Marina é ecofeminista negra e advogada, doutoranda e mestra em Sociologia e Direito na linha de pesquisa de Conflitos Socioambientais, Rurais e Urbanos pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), onde se graduou. Também é mestra em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Foi pesquisadora de extensão pelo Centro de Assistência Jurídica da Universidade Federal Fluminense na Amazônia. Foi analista de Política e Incidência na área de Setor Privado, Direitos Humanos e Desigualdades na Oxfam Brasil. No ICS, Marina trabalha pela construção de estratégias de implementação da NDC brasileira.