Giro de Noticias

Desembargadores visitam instalações da 7ª Câmara Cível do TJMA

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, e os desembargadores Tyrone Silva e Antônio Vieira Filho – dois dos integrantes da 7ª Câmara Cível do TJMA, que conta também com o desembargador Josemar Lopes Santos – visitaram, nesta quinta-feira (28), as instalações da Secretaria da unidade do Judiciário, no andar térreo do prédio-sede do Tribunal. A nova câmara cível foi instalada em 2 de setembro deste ano, por meio da Ata-GP 42021.

A 7ª Câmara Cível já conta com mais de 4 mil processos e tem data de sessões presenciais ou por videoconferência às terças, mesmo dia de início de suas sessões virtuais, que têm duração de uma semana.

O presidente da nova câmara é o desembargador Tyrone Silva, que lembrou ter sido uma determinação do Pleno do TJMA, no sentido de que fosse extinta uma das câmaras criminais e criada mais uma câmara cível, em razão da grande demanda de processos cíveis que têm chegado ao Tribunal. 

“Para dar a resposta eficiente ao jurisdicionado, à sociedade, o presidente encaminhou ao plenário a proposta de criação da nova unidade”, disse Tyrone Silva.

A Portaria-GP – 6752021, que regulamenta a redistribuição de processos prevista nos artigos 2º e 5º da Resolução-GP nº 69, de 02 de setembro de 2021, trata da redistribuição de processos para a nova unidade.

O presidente da 7ª Câmara Cível considera a instalação da nova unidade uma providência da mais alta relevância, para atender melhor o jurisdicionado, no sentido de que os processos não sofram efeitos de demora, em razão da sua grande quantidade.

“Nós estamos aqui: eu, o desembargador Josemar e o desembargador Vieira, compondo essa 7ª Câmara Cível. Nesse primeiro momento, eu vou presidir a Câmara, com esta disposição de fazer um trabalho da mais alta eficiência e que corresponda aos anseios do jurisdicionado que tem procurado o Tribunal de Justiça, que tem procurado a Justiça maranhense”, concluiu Tyrone Silva. 

O diretor-geral do TJMA, Mário Lobão; o juiz auxiliar da Presidência, Raimundo Bogéa; e o secretário da 7ª Câmara Cível, Iuri Garros, acompanharam a visita, além de outros servidores do órgão.