Deputados manifestam solidariedade a prefeitos citados em reportagem de TV

Os deputados Hélio Soares (PL), Vinicius Louro (PL), Detinha (PL) e Roberto Costa (MDB) manifestaram solidariedade, na sessão plenária desta quinta-feira (18), aos prefeitos José Almeida (Igarapé do Meio), Cristiane Varão (Bom Jardim) e Cláudia Silva (Monção). Segundo os parlamentares, os gestores municipais foram injustiçados por denúncias inverídicas divulgadas na TV.

Hélio Soares foi o primeiro a abordar o assunto, no Tempo dos Blocos, dizendo que os três prefeitos são filiados ao Partido Liberal (PL) e foram atacados mediante denúncias até agora sem comprovação: “Pelo que eu sei, esses prefeitos vêm cumprindo com o seu dever constitucional de promover cidadania em seus municípios”.

O parlamentar acrescentou que, no caso específico da prefeita de Bom Jardim, Cristiane Varão, foi reprisada reportagem de 2015 na Rede Globo. “Não era nem do mandato dela”, disse o deputado, relatando os avanços que, segundo ele, o município vem conquistando desde que Varão tomou posse.

“Os problemas encontrados por esta prefeita não foram diferentes dos demais municípios do Maranhão e de todo o Brasil, cuja saúde e economia foram dilaceradas pela pandemia da Covid-19, que gerou problemas de toda ordem, como salários atrasados, caos na saúde e na educação”.

Aparte

Em aparte, a deputada Detinha disse que vê com tristeza a disseminação de notícias veiculadas pela mídia sem a devida verificação dos fatos. Vinicius Louro (PL), por sua vez, frisou que “causa espanto o fato de o deputado Yglésio Moysés (Pros) ter ocupado a tribuna da Casa para se manifestar sobre esses três prefeitos”.

 “O que me chama mais atenção é a coincidência de ele chegar a esta tribuna para falar da cidade de Monção, administrada por uma prefeita do PL, da cidade de Bom Jardim, administrada por uma prefeita do PL e de Igarapé do Meio, também administrada por um prefeito do PL. Isso é muita coincidência. Imaginemos nós chegando num período eleitoral, alguns deputados querendo aparecer para o seu grupo político, ou capitão do seu grupo político para ganhar pontos em suas palavras. Eu não corroboro com esse tipo de política”, protestou Louro.  

Roberto Costa (MDB) afirmou que a reportagem “não foi feliz” “Exatamente porque ela poderia ter feito a denúncia, mas deveria separar o joio do trigo. Dizer que a atual gestão não tinha responsabilidade em função dos erros cometidos no passado por outros gestores. Então, acho que foi uma falha da reportagem não esclarecer todos esses pontos”.

Costa acrescentou que qualquer parlamentar, ao fazer uso da tribuna, deve, também, “ter respeito aos gestores, às gestoras que, independente de qualquer coisa, são pais e mães de família e que também merecem respeito”.

Denúncias

O deputado Leonardo Sá (PL), em aparte, disse que é motivo de preocupação a tendência de generalizar denúncias contra as administrações municipais. “Fica aqui o meu repúdio a esse tipo de fala, de generalização de administração, mostrando um exemplo claro da nossa cidade-mãe lá da Baixada Maranhense: a situação caótica que vive hoje a educação no município de Pinheiro”.

Por ter sido citado nominalmente nos discursos relacionados às denúncias feitas contra os prefeitos, o deputado Yglésio Moysés declarou que viu com estranheza a defesa de uma situação que não foi ele quem mostrou.

“Quem mostrou foi a Rede Globo em cadeia nacional. Os municípios não foram pinçados por mim ao acaso. Falei de prefeitos que estão deixando crianças terem aula dentro da casa da professora, em cabana”, disse Yglésio.