Deputados alertam para os estragos causados pelas fortes chuvas no interior do estado

Os deputados Leonardo Sá (PL), Fábio Braga (Solidariedade) e Vinicius Louro (PL) chamaram atenção, na sessão plenária desta quinta-feira (17), para os estragos causados pelas fortes chuvas que vêm caindo sobre cidades do interior do Maranhão.

O primeiro a abordar o assunto, no Pequeno Expediente, foi Leonardo Sá, que destacou a situação de Pedreiras e Pedro do Rosário. Segundo o parlamentar, em Pedro do Rosário, em apenas um dia, choveu quase a mesma quantidade do que em Pedreiras, ou seja, quase 80 mililitros. Afirmou que a correnteza cortou o acesso ao município, agora isolado do estado. Segundo o parlamentar, a rodovia MA-006, que liga Pedro do Rosário a Pinheiro, está cortada.

“Esta mesma MA-006, que liga Pedro do Rosário a Zé Doca para dar acesso à BR, também está cortada. A estrada vicinal que liga o mesmo município a Viana está sem condições de tráfego. Por essa razão, peço encarecidamente ao Governo do Estado, na figura do governador Flávio Dino, ao secretário de Infraestrutura Clayton Noleto e à Defesa Civil estadual que ajudem e, o mais breve possível, socorram a população de Pedro do Rosário”, enfatizou Leonardo Sá.

Fábio Braga observou que intensas chuvas estão causando problemas em Mirador, Pedro do Rosário, Poção de Pedra, Pedreiras, Imperatriz, Marajá do Sena e Paulo Ramos, dentre outras. “Nós entendemos que o clima tem mudado nos últimos anos por conta das questões ambientais. Muitas dessas chuvas estão sendo concentradas em um dia, fazendo com que boa parte da infraestrutura urbana não consiga ter escoamento rápido para que não haja inundação”, afirmou Fábio Braga.

Ele disse, também, que é preciso reconhecer os esforços das campanhas para arrecadar donativos para os atingidos pelas enchentes. “Entendo que também é o momento de sermos solidários, de entendermos que com a mão do poder público, da iniciativa privada e de todos os cidadãos, fazemos uma corrente para que se diminua o sofrimento dessas comunidades, fazendo com que elas não sofram demasiadamente”, frisou Braga.

Vinícius Louro, por sua vez, disse que tem se colocado à disposição das cidades atingidas, principalmente Pedreiras, Trizidela do Vale e Poção de Pedras. Ele observou que esses fenômenos da natureza são inevitáveis, mas os municípios precisam estar cada vez mais preparados para enfrentá-los, realizando obras preventivas como a limpeza de igarapés.

“Nós pedimos responsabilidade a esses gestores, que devem trabalhar para que esses igarapés estejam sempre limpos, pois se o lixo está no igarapé, a água escoa para a cidade e vai para as casas. Chuva sempre haverá, principalmente no Maranhão, que é um estado rico em águas, mas essa responsabilidade tem de ser maior quando se trata da limpeza de igarapés”, enfatizou Vinícius Louro.