Deputado viabiliza alteração de portaria garantindo número ilimitado para transporte de ambulâncias nos ferryboats
O deputado Cláudio Cunha (PL) viabilizou, junto ao Governo do Estado, a alteração da Portaria 10.225, de 15 de abril de 2015, que dispõe sobre a prioridade para o transporte de ambulâncias nos ferryboats. Em reunião com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins, na terça-feira (16), ficou decidido que as vagas passam a ser ilimitadas e a fiscalização será ampliada para evitar possíveis fraudes.
Antes da alteração da portaria, era permitido o transporte de apenas duas ambulâncias por cada ferryboat, o que, segundo Cláudio Cunha, era insuficiente para atender às demandas da Baixada e do Litoral Maranhense, expondo os pacientes emergenciais a riscos desnecessários.
“Essa situação estava gerando um descontentamento muito grande com a população da Baixada e do Litoral e, por isso, viemos intermediar por uma solução. Quero agradecer ao governador Carlos Brandão e ao Gilberto Lins, presidente da Emap, por atenderem o nosso pedido”, assinalou o deputado Cláudio Cunha.
Diálogo
O presidente da Emap afirmou que, a partir desse diálogo, foi possível construir uma nova portaria, garantindo o embarque prioritário e ilimitado nos ferryboats daquelas ambulâncias que estejam transportando pacientes enfermos.
“Elas embarcarão assim que chegarem. No entanto, se for constatado que algumas dessas ambulâncias declarou que estava com paciente enfermo e esse paciente não estiver ou foi de alguma maneira fraudada essa informação, a Prefeitura responsável por aquela ambulância será multada. As ambulâncias sem paciente continuam embarcando duas por ferry”, completou Gilberto Lins.