Deputado Carlos Lula participa da tradicional Romaria do Trabalhador

Com o tema “Trabalhador, qual a sua fome?”, a 30ª edição da Romaria do Trabalhador aconteceu em São Luís, neste 1º de maio. O deputado estadual Carlos Lula (PSB) participou do momento de fé, que reuniu uma multidão de devotos.

“São 30 anos da romaria na área Itaqui-Bacanga. A Igreja Católica se reúne para celebrar não o Dia do Trabalho, mas do Trabalhador. Momento de renovação da fé e, também, de trazer essa mensagem de devoção a quem trabalha todo dia, quem constrói a nossa terra e também a quem é explorado. Nosso caminho se constrói na luta, na esperança de fazer a política ao lado de quem mais precisa, quem é mais pobre”, destacou Carlos Lula.

De acordo com o coordenador da Romaria do Trabalhador, Luís Augusto, o momento é importante também para unir pessoas que atuam em favor das necessidades da comunidade. “Temos a participação de várias pessoas que nos ajudam e lutam conosco contra os desmandos que a Prefeitura de São Luís faz com a área Itaqui-Bacanga. O deputado Carlos Lula é um deputado muito atuante e sempre nos deu apoio e a liberdade de poder estar junto com ele”, ressaltou

A Romaria dos Trabalhadores, que ficou suspensa nos últimos três anos em decorrência da pandemia da Covid-19, é realizada pelas paróquias São Daniel Combone, da Vila Embratel; Nossa Senhora da Penha, do Anjo da Guarda; e São José Operário, da Vila Nova. Juntos, os fiéis vão às ruas clamar por políticas públicas de qualidade para o Itaqui-Bacanga

A Irmã Paula Ribeiro é freira da Congregação das Irmãs da Redenção da Paróquia de São Daniel Combone e participa da Romaria desde a sua primeira edição. “A romaria para nós é um ato muito importante, pois foi através desse movimento que hoje nós temos muitas coisas boas conquistadas aqui na nossa Área Itaqui-Bacanga e nós vamos continuar lutando para que venham coisas ainda melhores”, disse.

A romaria teve início no bairro da Vila Isabel e percorreu cerca de quatro quilômetros pela Avenida dos Portugueses, com paradas no Teatro Itapicuraíba, no Anjo da Guarda, e na Escola Cruzeiro do Sul, no bairro Vila Nova. O encerramento aconteceu na Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, na Praça da Família, bairro do Bonfim, com uma grande celebração em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Também participaram da Romaria do Trabalhador, o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré; o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Maranhão, Saulo Arcangeli; lideranças comunitárias da Área Itaqui-Bacanga; e representantes da Central de Trabalhadores do Brasil.