Saúde

Dentes sensíveis? Entenda quais são as possíveis causas e fuja da dor!

Que os últimos meses estão sendo os destaques do calorão não dá para negar. E com tanto calor, há quem tente fugir se refrescando com ar condicionado, mergulhando em piscinas, no mar ou até mesmo investindo em um bom sorvete ao longo do dia. E quando você decide saborear algo geladinho e na hora de morder surge aquela dor chata? Mesmo que seja comum, a sensibilidade dos dentes pode atrapalhar o dia a dia e merece ser olhada mais de perto. 

Pode ser uma dor leve ou mais forte e que aparece, por exemplo, ao consumir alimentos e bebidas gelados, certo? A professora do curso de Odontologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Keiko Aramaki explica o que acontece dentro da boca sensível. “Há uma exposição da dentina, uma camada mais interna do dente que fica desprotegida e todo e qualquer estímulo externo acaba causando uma sensibilidade, uma dor aguda por vezes momentânea, e leva o paciente a se incomodar bastante”, afirma. 

Um dos motivos pode estar escondido na hora de escovar os dentes: se você usa muita força ou cerdas muito duras, os dentes desgastam muito rápido e a dentina fica exposta. O resultado é a sensibilidade que tira a paz no dia a dia. “O uso abusivo de substâncias cítricas, refrigerantes, laranja, alimentos ácidos como limão, ketchup e café, já que possuem ácidos na sua composição, também acabam corroendo o esmalte do dente, deixando a dentina à mostra, causando sensibilidade”, complementa Keiko. 

E se a dor persiste, fica prolongada e mesmo tomando remédio para aliviar o incômodo volta: alerta de sinal vermelho e hora de procurar um dentista! “Quando têm esses sinais, provavelmente o desgaste esteja muito perto ou já atingiu o canal do dente, onde fica o tecido e a polpa. Então, quando há esse comprometimento, é preciso fazer o tratamento endodôntico. É um tratamento mais invasivo, em que é feita a retirada do tecido pulpar que está comprometido”, explica a dentista, que reforça a importância de não deixar chegar nesse ponto para evitar tratamentos tão invasivos.