Defensoria garante transporte aéreo com UTI móvel para assistido em Lago da Pedra

O Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em Lago da Pedra, obteve junto a Secretaria Estadual da Saúde o transporte de assistido idoso que se encontrava internado em hospital público naquele município, o qual foi diagnosticado com Covid-19 e necessitando urgentemente de aporte respiratório tanto para o deslocamento quanto para o tratamento da enfermidade.

Com a atuação extrajudicial, o idoso em estado grave de saúde foi transferido, por meio de UTI aérea, para tratamento em hospital especializado na capital maranhense. O pedido formal encaminhado à SES foi assinado pelo defensor público de Lago Pedra, Túlio Licínio Curvelo Garcia, com a colaboração do assessor do núcleo, Jonathan Oliveira Soares, que tiveram negociações produtivas em favor do paciente com risco de morte.

A articulação foi feita após dias de espera e angustia dos familiares do assistido, tendo em vista que o leito em um dos hospitais de referência para tratamento de infectados pelo coronavírus já estaria disponível para ele. Entretanto, o Município não dispõe de UTI móvel aérea para o transporte do paciente, o que, conforme laudo médico apresentado, seria imprescindível devido à gravidade do quadro clínico. Nesta grave situação, a SES, portanto, acatou o pedido e disponibilizou o serviço, garantindo o deslocamento seguro do cidadão.