De repente 30’: cuidado redobrado com a pele!  

O filme “De Repente 30” revela que a idade dos 30 anos é a do sucesso! No entanto, quando chegamos a esta fase da vida, alguns cuidados com a pele devem ser redobrados. Isso, porque há diminuição da espessura da pele, o colágeno fica mais denso e as fibras elásticas perdem a elasticidade. Resultado: aquelas indesejáveis linhas de expressão na área da testa, dos olhos e nos cantos da boca começam aparecer.  

Muita calma nesta hora! A professora e biomédica especialista em Saúde Estética Interdisciplinar do curso de Estética e Cosmética da faculdade Pitágoras, Lara Quirino, dá algumas orientações para deixar a pele mais durinha e firme. “Alguns cuidados com a pele como hidratação, ingerir bastante líquido e alimentação saudável ajudam neste processo, aliados à atividade física para combater a flacidez e manter o corpo com tônus. Além disso, é importante ingerir alimentos antioxidantes e utilizar protetor solar”, detalha a especialista. 

A especialista reforça a orientação para evitar a exposição solar, pois causa danos às células da pele e acelera o envelhecimento. Outro cuidado é evitar o tabagismo, que diminui a vascularização e acelera a morte celular cutânea, bem como o consumo de bebidas alcoólicas, que altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, verdadeiros inimigos da pele. “O estresse emocional também libera radicais livres e estes causam envelhecimento precoce da pele”, sinaliza a especialista. 

Alguns nutrientes podem ajudar a pele: é o caso do queridinho colágeno. “Alguns estudos comprovam que com uma dosagem de 10g ao dia de peptídeos de colágeno, por ter uma melhor absorção, observa-se uma melhora da pele. Vale lembrar que outros tratamentos estéticos que estimulam a produção das fibras colágenas e elásticas, para uma pele mais jovial com resistência e elasticidade, não devem ser deixados de lado”, finaliza. 

Confira outros cuidados com a pele:  

Comece a apostar no peeling 

Começar a fazer peeling semanal ou a cada 15 dias também ajuda a estimular o colágeno que a cútis tende a perder na faixa dos 30 anos de idade. Feito em clínicas de estética ou de dermatologia, ele é capaz de clarear as manchas de sol e acne da pele, diminuir os poros dilatados, controlar a oleosidade e suavizar as linhas finas. 

Tire a maquiagem antes de dormir 

Depois dos 30, é fundamental tirar a maquiagem e aplicar loções tônicas antes de dormir.  Resíduos da maquiagem pode deixar manchas e marcas com facilidade, além de entupir os poros, facilitando o surgimento da acne adulta. Então, não esqueça: passe demaquilante (sem óleo) por todo o rosto com a ajuda do algodão, lave bem e aplique o tônico para limpar e purificar a pele. 

Aposte em cremes anti-idade específicos para 30 anos 

É na fase dos 30 anos que a pele começa a perder o colágeno, componente que ajuda a manter a firmeza. Para evitar a flacidez, vale começar a usar creme anti-idade para 30 ou 35 anos, que contenha o próprio colágeno e retinol, além da vitamina E para amenizar as linhas de expressão e a pele flácida, que é muito comum na área dos olhos e ao redor da boca.