O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

CinemaGeralÚltimas Noticias

Curta-metragem de jovens do Maranhão brilha em Festival LABmais do Sesc

Produzido por alunos do projeto LABmais de São Luís (MA), o filme Iroko – caminhos que se (en)cruzam está na programação do Festival LABmais. O evento acontece de 4 a 6 de setembro em Caixas do Sul, no Rio Grande do Sul. O curta-metragem será exibido na Mostra de Audiovisual – Produções LABmais Brasil, junto a outros curtas produzidos por alunos do projeto de diversos estados. O curta também foi selecionado para a edição de 2025 do festival Maranhão na Tela.

Com cerca de 10 minutos de duração, Iroko leva para a tela uma coletânea de poesias visuais, a partir do slam. O filme traz um grupo de jovens slamers que, através de suas poesias faladas e performances, conectam suas vivências urbanas às forças espirituais de seus ancestrais. A narrativa reflete a passagem do tempo sob múltiplas perspectivas: a espiritual, a cotidiana e a ancestral. O símbolo que guia a obra é o orixá Iroko, entidade das religiões de matriz africana associada ao tempo e à transformação.

O curta-metragem foi produzido por 20 jovens do LABmais de São Luís. O trabalho do grupo envolveu roteiro, direção, fotografia, curadoria e atuação. As cenas foram gravadas em São Luis, em terminais de ônibus, bairros populares e espaços urbanos que refletem a realidade dos participantes.

Uma das jovens participantes é Mila, de 22 anos, natural de Guimarães, no interior do Maranhão. Ela ingressou no LABmais como aluna no ano passado e foi assistente de direção do filme. “Assinar o Iroko como assistente de direção foi uma grande oportunidade. Mesmo formada em Direito, posso exercer minha arte como escritora e produtora. O LABmais é um laboratório que possibilita colocar nossos sonhos em prática”, comemora Mila.


Intercâmbio entre juventudes

O projeto LABmais – Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes é realizado em 17 estados e forma jovens para o desenvolvimento de diferentes conteúdos, como podcasts, filmes, clipes, ensaios fotográficos, booktrailers e muitos outros processos artísticos e na área da cultura, sempre em sintonia com tecnologias de interação midiática comuns a essa geração.

O Festival LABmais 2025 tem como tema “Entre corres e conexões: o que sustenta as juventudes?”. Por meio de oficinas, painéis e performances artísticas, os jovens, que também participaram da construção da programação do evento, poderão colocar em pauta questões como comunicação e o respeito ao coletivo e uma produção cultural mais diversa.