Cuidar de Todos assiste pets da região da Cidade Operária
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou neste sábado (21), a terceira edição da ação de saúde pública para os bichinhos de estimação: o Cuidar de Todos Saúde Animal, no Centro de Ensino João Pereira Martins Neto, na Cidade Operaria, que disponibilizou vacina antirrábica animal, encoleiramento, teste rápido para diagnóstico da leishmaniose e consulta médica veterinária.
“Estamos na terceira edição do saúde animal aqui na Grande Ilha. Em breve o programa será expandindo para outros lugares. O Cuidar de Todos é isso, o cuidado com quem mais precisa. Como veterinário, o governador Carlos Brandão tem essa sensibilidade porque cuidar dos pets é também proteger a população”, esclareceu o secretário de estado de Saúde, Tiago Fernandes.
Com o Cuidar de Todos Saúde Animal, o governo promove prevenção e cuidado tanto para os pets como para a população, em virtude de a vacinação antirrábica ser a única forma de prevenir contra raiva animal e manter a enfermidade longe dos pets saudáveis e, consequentemente, dos seus donos. Da maneira semelhante, o encoleiramento deixa o mosquito palha longe dos animais, protegendo-os assim da leishmaniose.
“A medida que estamos cuidando dos animais, estamos evitando que a raiva e a leishmaniose se propague para o homem, já que são zoonoses altamente transmissíveis e de importância à saúde pública”, explicou a coordenadora do Departamento de Controle de Zoonoses da SES, Celma Maria Soares.
Os donos que levaram seus pets para os cuidados deste dia, falam da relevância da ação. “É uma forma de prevenção. Por isso, é importante para a segurança tanto dos animais como a nossa”, afirmou a estudante, Luana Rodrigues dona da cachorrinha mel.
“Muita gente tem pet, mas sai muito caro alguns serviços e eles acabam ficando sem assistência e adoecem e isso também pode atingir os donos, então ações assim são muito boas” falou a recepcionista, Adelina Cantanhede, 44, que levou sua gatinha.
“Uma ação como essa é muito bom, porque muita gente não tem condições de arcar com as despesas de consulta e vacinação”, disse a dona de casa Carla Cristina Silva, 46 anos, mãe dos cães mel e pipoca.
A primeira edição do Cuidar de Todos Saúde Animal aconteceu em 2 de setembro, no Centro Educa Mais Professor Luís Alves Ferreira – bairro da Liberdade. A segunda no bairro do Anjo da Guarda, atendimentos no Centro de Ensino Vicente Maia, no dia 30 do mesmo mês. As duas primeiras edições assistiram 3.860 pets entre cães e gatos. Só de vacinação contra raiva animal foram 1.841, consultas 719 e testes rápido para diagnóstico da leishmaniose (calazar) 599.