Giro de Noticias

Cuidados para garantir a vida útil de suas ferramentas de trabalho

Manutenção segundo dicas do fabricante e armazenamento adequado impactam diretamente na eficácia dos equipamentos e na sua durabilidade

Em casa ou em um ambiente profissional, as ferramentas de trabalho sempre são úteis e seu estado de conservação impacta diretamente no seu desempenho. Um exemplo é a parafusadeira Makita, que aumenta consideravelmente a praticidade na hora de montar móveis recém-comprados, além de garantir a montagem correta e segura.

Mesmo os modelos mais básicos podem ser considerados investimentos para o dia a dia da casa, já que oferecem uso prolongado. Porém, a vida útil depende totalmente da maneira com que essas ferramentas são cuidadas, desde a sua operação até o armazenamento e a manutenção regular.

Neste artigo, vamos trazer alguns aspectos que aumentam a vida útil das ferramentas de trabalho, sejam elas manuais, como martelos e serras, sejam elétricas, como parafusadeiras. Além disso, quais cuidados devem ser tidos com acessórios e outros utensílios, para que tudo esteja nos conformes quando houver necessidade de uso.

Ferramentas de trabalho e seus cuidados específicos

Cada tipo de carro exige uma frequência e rotina de manutenção diferentes, e o mesmo acontece com as ferramentas. Os modelos que funcionam por componentes elétricos requerem atenção maior do que aqueles que são de uso manual. A seguir, listamos os cuidados mais comuns em cada grupo de ferramenta.

● Furadeiras e parafusadeiras: acompanham peças adicionais como brocas, engrenagens e chaves de ajuste. Esses componentes precisam sempre estar limpos, afiados e lubrificados, para garantir o funcionamento adequado das ferramentas e evitar danos por atrito;

● Chaves de fenda: são essenciais em muitas tarefas de casa e também em ambientes de trabalho. O ideal é conferir o nível de desgaste das pontas de tempos em tempos, e ter a chave específica para cada tipo de parafuso. Os modelos que possuem cobertura magnética devem ser armazenados separadamente, de preferência sem atritos com outras peças e longe de peças metálicas, como parafusos;

● Martelos, pregos e parafusos: por serem confeccionados em materiais como ferro, metal e aço, podem sofrer oxidação. O armazenamento deve ser feito em local protegido de umidade e luz direta, evitando impacto. Os cabos de martelos devem ser inspecionados com frequência, para garantir a aderência na mão, evitando acidentes;

● Fluidos e pastas: óleos lubrificantes e outras pastas utilizadas para reduzir o atrito nas ferramentas de trabalho também devem receber cuidado. Evite deixar as embalagens expostas ao sol, destampadas ou próximas de produtos químicos. O prazo de validade deve sempre ser respeitado, e o uso mantido conforme indicação do fabricante.

Manutenção preventiva é a melhor forma de garantir a vida útil de ferramentas

Não é nada agradável depender de um reparo emergencial e descobrir que a sua ferramenta está imprópria para uso. Esse tipo de situação pode ser evitado com uma simples rotina de manutenção preventiva, montada de acordo com o tipo de ferramenta e normalmente sugerida pelo fabricante no próprio manual.

Mantenha a organização em caixas e recipientes adequados

As ferramentas de trabalho podem perder eficácia em função de como são armazenadas. Invista em utensílios como caixas e painéis de ferramentas, que garantem a organização adequada, facilitando encontrar cada ferramenta na hora do uso e também contribuindo para o armazenamento adequado.

Quando dispostas em painéis, locais abertos ou principalmente sem uso por muito tempo, é sugerido armazenar em capas de proteção em bom estado. Elas protegem do atrito com outras peças, poeira e umidade. Ah, materiais como plástico ou feltro protegem de forma ainda melhor diferentes tipos de materiais.

Use técnicas de limpeza conforme o material

Ferramentas de trabalho elétricas pedem limpeza apenas com pano seco, escovas ou pincéis de cerdas macias. O ideal é sempre fazer uma limpeza antes e após o uso, removendo resíduos, como tinta, poeira e, principalmente, respingos de umidade, que podem prejudicar o funcionamento do produto.

Martelos, chaves e parafusos podem ser limpos apenas com água e sabão, mas devem ser totalmente secos para serem armazenados novamente. Também é sugerido evitar o contato dessas ferramentas com superfícies e materiais úmidos, sempre que possível. Ao usar óleos para lubrificação, remova o excesso e proteja as ferramentas da umidade externa.