.

CUIDADO! Alguns alimentos podem ser tóxicos à saúde do seu animal

Quem nunca presenciou uma carinha de pidão no pé da mesa durante uma refeição? E resistir a esse olhar tão indefeso é de cortar o coração, não é mesmo? É preciso ser forte à tentação de dar comida humana para o cachorro, pois essa atitude de ceder pode se transformar em um grande perigo para a saúde do animal. 

Os danos que os temperos e outros alimentos podem causar variam de acordo com a quantidade ingerida e com o porte do cachorro, podendo resultar um simples enjoo ou até mesmo em uma intoxicação alimentar grave, como explica a médica veterinária do PetMania, Rayule Cristina. “Incluir alimentos caseiros pode tornar a dieta hipercalórica, aumentando as chances de ganho excessivo de peso e, como consequência, a predisposição a doenças como obesidade e diabetes. Vômito, diarréia, sialorréia, urticária e reações mais graves de convulsões são alguns diagnósticos.”

Alimentos tóxicos para cachorros

Quando falamos em alimentos tóxicos para cães, vem à mente o chocolate, um dos grandes vilões da dieta dos bichanos. Porém, existem outras comidas proibidas, como frutas cristalizadas, cebola, alho, uva, leite e derivados, salgadinhos, café, carne crua ou malpassada, ovos, ossos, massa de fermento, entre outros.

Bom, agora que você já sabe quais alimentos fazem mal à saúde do seu fiel companheiro, que tal seguir as dicas da Dra. Rayule Cristina de como é possível distrair o seu pet na hora das refeições?

“Não estimular positivamente o hábito ofertando a comida, colocar o animal em outro ambiente com brinquedos que estimulem sua distração. No início é difícil, mas a rotina e treino tornarão o processo mais fácil”, conclui a veterinária.