Crianças e animais: desenvolvendo a empatia
A presença de animais de estimação pode desenvolver diversos benefícios intelectuais, emocionais e físicos, especialmente nos pequenos, que juntos contribuem para empatia
Crianças e animais de estimação tendem a se dar muito bem, tornando-se inseparáveis. É comum que os pequenos acabem tirando o animal da cama pet para levá-lo para dormir mais perto deles depois de uma brincadeira. Esse e outros exemplos demonstram que essa relação pode trazer diversos benefícios.
Benefícios da relação
Muitas famílias possuem um animal de estimação. Além de ser um fiel companheiro para as pessoas, ele pode ser um companheiro para as crianças. A presença de pets na criação dos pequenos traz diversos benefícios intelectuais e físicos, como:
Senso de responsabilidade
Cuidar de um animal requer bastante responsabilidade e é uma tarefa para a vida inteira do bichinho. Ao delegar algumas dessas tarefas para as crianças, o pequeno desenvolverá senso de responsabilidade de tarefas, uma vez que estará cuidando do amiguinho que ele tanto ama.
Ajuda na autoestima
Por mais incomum que pareça, pets também podem ajudar no desenvolvimento da autoestima. Estudos comprovam que crianças com animais de estimação, costumam desenvolver um melhor senso de autoestima, visto que terá uma companhia para sua vida inteira, reduzindo o sentimento de solidão.
Reduz sedentarismo
Com o desenvolvimento da tecnologia, tornou-se comum que as crianças passem uma boa quantidade de tempo utilizando aparelhos eletrônicos, como celular, videogame e televisão. Esse comportamento pode levar ao sedentarismo, já que não é necessário movimentação física.
Pets são animais com muita energia, então, necessitam de tempo de qualidade para brincar, reduzindo o sedentarismo entre as crianças. Além disso, os animais de estimação, principalmente os cachorros, precisam de um tempo de exercício físico, como o passeio diário.
Benefícios para crianças autistas
Além de todos os benefícios já citados, os pets contribuem para o desenvolvimento de crianças autistas que, na maioria das vezes, possuem características que interferem no seu processo de socialização com outras crianças.
Ajuda na socialização e interação
Crianças autistas possuem um processo diferente de socialização, podendo ser erroneamente rotulado como estranho. No entanto, ter um animal de estimação pode ajudá-lo na socialização com outras pessoas e crianças, reduzindo a sensação de medo.
Reduz o nível de estresse e ansiedade
Ainda, os animais de estimação também ajudam na redução dos níveis de estresse e episódios de ansiedade, comuns em crianças autistas. Estudos comprovam que a interação com bichinhos de estimação contribui para a diminuição de cortisol no corpo.
Benefícios para bebês
Algumas pessoas têm o privilégio de conviver com animais de estimação desde sua primeira infância. Estudos comprovam que estas felizardas conseguem desenvolver algumas habilidades com mais rapidez e precisão, além de agregar outros benefícios.
Aprendem a andar e falar mais rápido
Animais tendem a ser protetores de bebês e crianças, além de querer acompanhá-los em todo lugar. Isso também se estende para o bebê que, assim como seu pet, também quer acompanhar o seu amiguinho e se comunicar com ele. Com isso, o pequeno acaba desenvolvendo a fala e a habilidade de andar mais rapidamente.
Reduz nível de estresse, ansiedade e sensação de solidão
Como dito anteriormente, estudos comprovam que a presença de animais diminui o cortisol, responsável pelo nível de estresse no corpo. Além disso, os animais de estimação ajudam a reduzir a ansiedade infantil e a sensação de solidão que a criança pode ter.
Melhora a imunidade
Até na saúde física, os animais de estimação podem ajudar o bebê. Por ter contato o dia inteiro, os pequenos acabam desenvolvendo imunidade contra pêlos ou tipos de diagnósticos que podem acompanhar a presença de animais.
Afetividade
Pets são extremamente amáveis com seus donos e estimulam esse sentimento nas crianças, principalmente na primeira infância. Bebês tendem a imitar exemplos que presenciam. Dessa forma, se ela ver amor e empatia, seja dos pais ou do animal de estimação, ela vai aprender e reproduzir. Além disso, outros benefícios apontados, como socialização, criação de autoestima, redução no estresse, ansiedade e solidão contribuem para a criação de empatia e afetividade.