Giro de Noticias

Cresce o número de audiências de conciliação por videoconferência realizadas pelo TJMA

De junho a agosto de 2022, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Central de Conciliação por Videoconferência, promoveu um aumento do número de audiências de conciliação on-line em 715,49%, em relação ao trimestre anterior, de março a maio. O crescimento do quantitativo de acordos realizados foi de 146,15% comparando os dois períodos.

Os números positivos se devem aos esforços do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão Nupemec-TJMA, presidido pelo desembargador José Gonçalo Filho e coordenado pelo juiz Marcelo Oka, e da Central de Conciliação por Vídeoconferência, coordenada pelo juiz Ferdinando Serejo.

Também influenciou no crescimento do número de audiências conciliatórias, o aumento na remessa de demanda processual oriunda principalmente de varas do interior, tais como: Cedral, Barra do Corda, São José de Ribamar, Timon, Imperatriz, Tutóia, Presidente Dutra, dentre outras cidades.

As audiências de conciliação realizadas por meio do ambiente digital, são de natureza processual (com ação judicial) ou pré-processual (sem ação judicial) que tenham como solicitante pessoa residente no estado do Maranhão, cujo entendimento não seja possível de solução pela via das plataformas digitais públicas ou de câmaras privadas cadastradas junto ao Nupemec-TJMA.

AGENDAMENTO

O serviço está disponível para a população, de segunda a sexta, das 8h às 15h. O agendamento pode ser feito pelo Telejudiciário, pelos números 0800-707-1581 – ligação gratuita de telefone fixo – ou (98) 3194-5555 – a partir de celular, com custos da operadora – , pelo Portal do TJMA, ou pelo e-mail central_conciliacao_slz@tjma.jus.br.

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações, entrar em contato com a equipe da Central, pelos telefones Whatsapp (98) 3232-0515 e (98) 98602-7544.