Crédito estudantil do BNB financia até 100%do ensino superior no Maranhão

O Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) do Banco do Nordeste está com inscrições abertas para obtenção de crédito para pagamento de cursos de ensino superior em centros de educação do Maranhão. Os estudantes regularmente matriculados em cursos superiores e de educação profissional, técnica ou tecnológica podem ter até 100% do valor das mensalidades financiado.

O P-Fies dispõe de taxas e condições de pagamento diferenciadas por utilizar recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Dentre as principais vantagens estão prazo de pagamento com até três vezes o tempo de duração do curso, todas as tramitações, desde a solicitação, realizada por meio digital e pagamento mensal de apenas 35% do valor da mensalidade além dos juros da operação. O restante do financiamento mais taxas ficam acumulados no saldo devedor e será cobrado após a conclusão do curso.

“Dentro da nossa responsabilidade de atuar como banco de desenvolvimento está inclusa a formação educacional superior e técnica, de modo a contribuir com o desenvolvimento do setor produtivo do estado e da Região, a partir da qualificação profissional. Por isso, o P-Fies é uma ferramenta fundamental para oportunizar esse acesso educacional à nossa população”, frisou o superintendente estadual do BNB no Maranhão, Isaque Nascimento.

Para ter acesso ao crédito estudantil, os interessados devem ter realizado o Enem e obtido nota mínima de 450 pontos. Com a pontuação, basta procurar a sua instituição de ensino superior para confirmar a vigência do convênio com o P-Fies do Banco do Nordeste. Em seguida, os estudantes podem realizar cadastro digital e solicitar o crédito no site do BNB. Todo o processo de aprovação e liberação de recurso acontece de forma online, entre a instituição financeira e o respectivo centro de educação no qual o aluno está matriculado.

No Maranhão, dez instituições de ensino disponibilizam vagas em mais de 100 cursos de nível superior e técnico por meio do P-Fies, a exemplo de Administração, Arquitetura, Biomedicina, Engenharia, Direito, Medicina, Nutrição, Logística, Odontologia, Psicologia, dentre outros.

O prazo de solicitação do recurso junto ao Banco do Nordeste para financiamento estudantil para o primeiro semestre de 2024 vai até o dia 29 de fevereiro.

Convênio de instituições de ensino 

Os alunos interessados só podem acessar o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) após formalização de convênio da instituição de ensino superior com o Banco do Nordeste. Para adesão ao P-Fies, os centros de educação devem realizar cadastro digital, também no site do BNB, sinalizar interesse em adesão ao programa e, finalmente, assinar Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para formalização das condições de repasse do crédito estudantil.