Creaispi promove roda de conversa em adesão à campanha Janeiro Branco

O Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa promoveu, na manhã desta quarta-feira (11), uma roda de conversa em adesão à campanha Janeiro Branco. A roda teve como tema “A Vida Pede Equilíbrio” e destacou a importância da autonomia dos idosos para a manutenção da saúde mental desse público.

O evento contou com geriatras, psicólogos e assistentes sociais que abordaram o assunto dentro de uma perspectiva multidisciplinar. Além disso, os idosos participaram de atividades educativas com educadores físicos.

Para o secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé Fernandes, tratar desse tema é de extrema relevância em face ao cenário dos últimos anos. “Muitas pessoas ainda lidam com os efeitos colaterais da pandemia da Covid-19, principalmente os idosos. Precisamos recuperar a autoestima e o bem-estar dessa população, que foram afetados durante o tempo de isolamento”, destacou.

A psicóloga do Creaispi, Lilian Brasil, explicou que o objetivo da roda de conversa foi frisar que a vida na terceira idade não é sinônimo de perda da autonomia. “Para nós, aqui no Creaispi, o Janeiro Branco é promovido para conscientizar os idosos sobre o ‘eu’ consciente, de que eles possam realizar suas atividades e de que fazem parte do mundo contemporâneo”, afirmou. Segundo a psicóloga, muitos idosos enfrentam um processo de transição, em que há perda da autonomia e do direito de escolha, o que afeta a saúde mental.

A usuária do Centro, Maria Emilia Souza, contou que participar dessas ações é oportunidade para adquirir mais conhecimentos. “A cada palestra que nós assistimos aqui no Creaispi, nós acumulamos mais conhecimentos, e que podemos compartilhar com o próximo. Para mim, é uma injeção de ânimo que levo para vida”, afirmou. “Eu só tenho a agradecer a toda equipe do Creaispi pelo suporte e apoio que eles têm nos dado”, completou.

Janeiro Branco

É uma campanha brasileira iniciada em 2014 e voltada para construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. De acordo o Instituto responsável, que leva o mesmo nome da campanha, janeiro foi escolhido, pois é o mês em que as pessoas se dedicam à resolução e metas para o ano.

Creaispi

O Creaispi é mais um equipamento do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), através da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), destinado ao atendimento e cuidado das pessoas idosas. Inaugurado no dia 27 de março no bairro Cohab Anil I, em São Luís, o local fornece serviços de assistência social, saúde e direitos humanos.