Covid-19 :Vacinação de crianças e adolescentes é reforçada na Cidade Olímpica

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, neste sábado (5), ação de vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19, no Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres, bairro da Cidade Operária. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a imunização do público de 5 a 17 anos contra a doença em São Luís. 

“Ficamos muito felizes com a adesão dos pais e responsáveis que atenderam ao nosso convite e levaram seus filhos para receber a vacina contra a Covid-19. Reiteramos que a vacina é segura e que através dela será possível diminuir o avanço do vírus, garantindo também as nossas crianças mais proteção e esperança no futuro”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

No centro educacional, as crianças foram recebidas com um kit escolar contendo lápis e livro de colorir, além de itens para lancheira como prato, talher e copo. A ação é uma estratégia do Governo em apoio as prefeituras para fortalecer a ampliação da cobertura vacinal no estado.

De acordo com dados do ConectaSUS, serviço de monitoramento do Governo que analisa os indicadores de saúde e socioeconômicos dos 217 municípios maranhenses, das 980 mil crianças de 5 a 11 anos vacináveis, apenas 92.152 (9%) receberam, até o momento, uma das doses da vacina contra o coronavírus. 

Neste sábado, Cláudio Rogério Santos, de 46 anos, levou o filho Emmanoel Felipe, de 9 anos, para receber a primeira dose contra o coronavírus. “Antes de virmos pra cá, eu estava conversando com ele sobre a importância de vacinar. A vacina veio para nos ajudar a enfrentar a pandemia e, assim como nós os pais, os nossos filhos também precisam estar protegidos contra a doença”. 

Quem também aprovou a iniciativa foi Antônio Sousa, que estava acompanhando o filho Eder Vinícius, de 5 anos. “A principal importância da vacina é a sobrevivência. A gente acompanha o que outras pessoas no mundo estão enfrentando e por isso não queremos o mesmo para os nossos filhos”, ponderou.

A imunização contra a Covi-19 deverá ser intensificada no próximo dia 9 de fevereiro, Dia D da vacinação na faixa etária de 5 a 11 anos em outras 12 cidades do interior do estado, em parceria com as prefeituras municipais. A ação acontecerá em Açailândia, Balsas, Bacabal, Santa Inês, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Imperatriz, Coroatá, Paço do Lumiar, Codó e Pinheiro. 

FALA, CRIANÇA!

“A vacina é importante pra gente poder ficar mais protegido.” – Bruno Filho, 11 anos.

“Foi legal porque foi uma experiência nova e também será para a minha saúde.” – Chalerson Ferreira, 11 anos.

“Vai ser muito bom porque vou poder voltar para a escola e assim crescer com saúde para poder trabalhar no futuro.” – Adriele Vitória da Silva, 11 anos.

“Primeiro eu pensei que ia doer muito, mas depois lembrei que é assim que eu estaria protegido da Covid, então fiquei mais tranquilo.” – Emamanoel Felipe Santos, 9 anos.