Cosan inicia compra do Porto São Luís no Maranhão

O Grupo Cosan iniciou as tratativas para a compra do Porto São Luís, localizado na capital maranhense. Com a compra, as obras devem ser iniciadas em breve. Recentemente, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Simplício Araújo, esteve em São Paulo, acompanhando as negociações com o vice-presidente do grupo empresarial, Henrique Malta.

O negócio é estimado em R$ 700 milhões e deve ter mais de 1 bilhão de reais, oriundos de fundos de investimentos, para a primeira fase do projeto e marca a entrada da Cosan no ramo de escoamento em minério de ferro.

De acordo com o secretário Simplício Araújo, com as negociações, o Porto São Luís terá em breve as obras iniciadas. “O grupo anterior buscava investidores para aportar recursos na implantação do porto. O grupo Cosan que tem negócios no Maranhão, vai com toda a certeza ter muito mais celeridade na construção do porto e vai trazer uma nova perspectiva para o escoamento da produção do Arco-Norte aqui pelo Maranhão”, ressaltou Simplício Araújo.

No Maranhão, o grupo, por meio da empresa Raízen, implantou terminal de distribuição de combustíveis na retroárea do Porto do Itaqui, empreendimento que contou com apoio do Governo do estado, por meio da Seinc, com um investimento de R$ 200 milhões, reduzindo custos de logística e beneficiando diretamente o abastecimento no Maranhão, Amazonas, Piauí, Pará, Tocantins e Mato Grosso.