Cortejo de blocos tradicionais abre o Carnaval do Maranhão nesta sexta-feira (31)
Toda a cadência dos blocos tradicionais, manifestação que só existe aqui, vai percorrer as ruas do Centro Histórico de São Luís nesta sexta-feira (31), na abertura oficial do Carnaval do Maranhão 2025. Realizado pelo Governo do Estado, e executado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o Carnaval do Maranhão 2025 tem como tema “Estado de Folia e Alegria”, e vai movimentar o turismo e a economia local em todos os cantos da cidade, ruas, praças e praias, consolidando o evento como um dos maiores do país.
A concentração dos blocos acontece na Praça Deodoro, às 16h, e o percurso segue até a Praça da Fé (Praia Grande), em um espetáculo repleto de beleza e alegria. Na programação de abertura estão os blocos: Vinagreira Show, Os Brasinhas, Kambalacho do Ritmo, Os Guardiões, Os Vampiros, Os Gigantes, Os Baratas, APAE, Os Foliões, Os Originais do Ritmo, Príncipe de Roma, Os Imbatíveis, Gaviões do Ritmo, Renovação do Ritmo, Os Versáteis, Falcão de Prata e Show Fera.
O cortejo de abertura oficial do Carnaval do Maranhão é uma tradição que encanta e valoriza a riqueza da cultura local. Outros dois cortejos estão programados. O próximo será no dia 14, com blocos afros desfilando suas cores, ritmos e ancestralidade. E no dia 21, mais uma vez com blocos tradicionais.
“O cortejo é uma tradição do Carnaval maranhense. E começar com o desfile dos blocos tradicionais, essa manifestação única do nosso Carnaval, é mostrar a beleza, autenticidade e a riqueza desse ritmo que só engradece a cultura do Maranhão. Nosso Carnaval está só começando. Seguimos até março com muitas apresentações culturais, shows musicais e a rica produção artística maranhense”, disse o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.
Manifestação singular
Os blocos tradicionais fazem parte da identidade cultural de São Luís, trazendo ritmo, cor e vitalidade aos carnavais da Ilha desde a década de 1920. Segundo historiadores, na década de 1940 foram criados os primeiros concursos, e com o passar dos anos, os desfiles competitivos nas praças João Lisboa e Deodoro. Sua cadência rítmica única é resultado da fusão de uma ampla gama de instrumentos, como tambores contratempo, cabaças, reco-recos, agogôs, ganzás, maracás, rocas, apitos e afoxés.
Mais recentemente, instrumentos de corda como banjo, violão e cavaquinho também foram incorporados, enriquecendo ainda mais a musicalidade desses blocos. O som dos tambores feito com as mãos espalmadas dão total charme e especificidade aos blocos tradicionais, assim como o figurino próprio, exuberante, opulento, que dão o tom dessa manifestação singular do Carnaval maranhense.
Cortejo blocos tradicionais
Vinagreira Show
Os Brasinhas
Kambalacho do Ritmo
Os Guardiões
Os Vampiros
Os Gigantes
Os Baratas
APAE
Os Foliões
Os Originais do Ritmo
Príncipe de Roma
Os Imbatíveis
Gaviões do Ritmo
Renovação do Ritmo
Os Versáteis
Falcão de Prata
Show Fera