Corregedor da Justiça participa de palestra para estudantes do bairro Liberdade
O corregedor-geral da Justiça, Froz Sobrinho, participou, na quarta-feira, 16, de palestra educativa sobre o uso de drogas, para estudantes da UEB Ministro Mário Andreazza, em São Luís, e dirigiu uma mensagem positiva de incentivo e apoio aos estudantes.
O desembargador deu um testemunho pessoal de parte de sua infância, vivida no bairro da Liberdade. Falou de sua trajetória profissional, apoiada nos estudos iniciados naquela escola e ressaltou a importância da vida em família e da educação, para o desenvolvimento pessoal e realização dos projetos de vida dos alunos.
“O Poder Judiciário está planejando ações no bairro da Liberdade, além das atividades em relação aos direitos da mulher e infância e Juventude. Vamos fazer, lá, também, o Programa Registro de Todos, de registro imobiliário, porque as áreas da Liberdade, Camboa e da Floresta são o maior sítio urbano da comunidade quilombola. Vamos realizar também o registro civil”, informou o corregedor.
Mais de 100 estudantes participaram das atividades, com realização de palestra e distribuição de cartilhas e folders educativos e realizado sorteio de livros e camisas do projeto de prevenção às drogas, pelo Ministério Público estadual, em parceria com o Projeto “Judiciário nas Escolas”, organizado pela juíza Samira Heluy (3ª Vara da Violência Doméstica Contra a Mulher), com apoio da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA).
PALESTRA CONTRA AS DROGAS
Durante o evento, as promotoras de justiça Cristiane Maia Lago e Sandra Fagundes Garcia, coordenadoras dos Centros de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania e da Mulher, respectivamente, ministraram uma palestra aos estudantes sobre a temática “Quem escolhe o seu caminho: Você ou as Drogas?”.
A juíza Samira Heluy apresentou dois projetos que serão realizados a partir do primeiro semestre de 2023, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Poder Judiciário e o Ministério Público do Maranhão, em diversas escolas de São Luís, iniciando pela escola “Ministro Mário Andreazza”.
Também participaram da palestra o juiz Holídice Barros, presidente da AMMA, a secretária de Educação do Município de São Luís, Caroline Marques Salgado; a secretária adjunta de ensino, Gusmaia Mousinho; o juiz Ernesto Guimarães Alves, da 1ª Turma Recursal de São Luís; a gestora Ana Ruth Barros; o coordenador da CEMULHER do Tribunal de Justiça do Maranhão e d advogado Carlos Renildo Costa, ex-aluno da escola.