Corpo de Bombeiros realiza atividades pela Semana Nacional de Redução de Desastres

Um debate sobre as políticas de prevenção a desastres e ações conjuntas dos organismos de referência neste controle. É o que propõe o I Simpósio Estadual de Redução de Desastres, que será realizado de 14 a 16 de outubro, das 9h às 11h30, nas redes sociais do Governo do Estado. O simpósio é promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), sob a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), integrando as atividades da Semana Nacional de Redução de Desastres.

“Nessa agenda teremos participações de autoridades importantes no debate do tema. Especificamente, trataremos das ocorrências de queimadas e sinistros. O evento terá abrangência em todo o Maranhão e atenção a municípios que sofrem com desastres naturais, a exemplo de enchentes e inundações. O simpósio pretende ainda contribuir para aprimoramento dos municípios na captação de recursos”, pontua o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.

O simpósio alerta para as formas de prevenção, redução e as estratégias globais de organização no controle destas ocorrências. Na programação de abertura, no dia 14, haverá a participação do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, que vai debater sobre a importância das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Comdecs), na política de redução aos desastres naturais. A transmissão será às 9h e em seguida o secretário de Segurança do Maranhão, Jefferson Portela, discorre sobre a importância da integração do Sistema Estadual de Segurança Pública na resposta aos desastres. 

As ações maranhenses de combate e controle às queimadas serão detalhadas pelo comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo, em transmissão às 10h. O primeiro dia do simpósio encerra com a transmissão da palestra ‘Ações de prevenção a risco de desastres no Maranhão’, conduzida pelo chefe do Departamento de Gestão de Riscos de Desastres da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA), major Fernando Fernandes. 

O segundo dia do simpósio começa às 9h com uma palestra sobre o planejamento urbano como fator de redução dos desastres e encerra com debate sobre os riscos estruturais em edificações e imóveis. As ações da Semana Nacional de Redução de Desastres finalizam com mostra sobre o cenário de atuação da Defesa Civil e outras funções da coordenação.

Dia Internacional de Redução de Desastres

Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2009, o International Day for Disaster Reduction (IDDR) – Dia Internacional de Redução de Desastres, objetiva chamar atenção para a necessidade de políticas preventivas e de redução de danos humanos e materiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.