Corpo de Bombeiros realiza ação de limpeza em praias da Região Metropolitana de São Luís

Uma tonelada de lixo foi retirada da orla marítima em São José de Ribamar, durante ação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). O trabalho integra prática da formação de cadetes dos bombeiros, como parte da disciplina Direitos Humanos. A coleta foi realizada no trecho entre as praias Caúra e Panaquatira. A grande parte dos resíduos recolhidos são lixo plástico. A ação prossegue e vai se estender a demais praias das cidades que compõem a Região Metropolitana. 

O comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo, acompanhou a atividade. “Ficamos muito satisfeitos com o comprometimento dos cadetes e vimos nessa iniciativa um forma de reforçar a prática das ações e ainda contribuir com o meio ambiente. Foi um momento muito proveitoso. Escolhemos uma área onde havia muito resíduo plástico acumulado e conseguimos retirar quase uma tonelada de plásticos recicláveis”, pontuou. 

O comandante Célio Roberto de Araújo explica que o objetivo da aula prática foi despertar, nos futuros oficiais bombeiros, o desejo de preservar o meio ambiente com gestos simples e que estão ao alcance de todos. “O trabalho também alerta a população em geral, para que todos contribuam para uma cidade mais limpa, protejam nosso meio ambiente e garantam que as gerações futuras possam usufruir dele”, reforça.

O Corpo de Bombeiros tem conexão direta com a preservação ambiental, que vai além do combate aos incêndios florestais, enfatiza Célio Roberto de Araújo. “Atuamos quase todos os dias na captura de animais silvestres e em diversas ações pró-ambientais. Considero a preservação do meio ambiente um direito fundamental e imprescindível para o equilíbrio da vida no planeta”, disse.

Um total de 48 bombeiros, entre cadetes e oficiais do CBMMA participaram da atividade, como parte da disciplina de Direitos Humanos, do 1° ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO).