Geral

Corpo de Bombeiros e TRT-MA alinham parceria para fortalecer projeto Bombeiro Mirim

O Bombeiro Mirim é um dos mais importantes projetos sociais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). A iniciativa conta com 26 polos, sendo 12 na capital, oferecendo a crianças e jovens a oportunidade do aprendizado e do desenvolvimento de valores fundamentais para a formação cidadã. Este ano, 1,9 mil alunos participam da ação. O projeto foi apresentado ao vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, que alinhou parceria com a corporação.

“O programa Bombeiro Mirim é reconhecido como um dos principais projetos sociais da nossa corporação. É uma iniciativa que contribui ativamente para a construção de uma sociedade mais segura e solidária, pois forma o pensamento crítico e desenvolve o sentimento de coletividade nas crianças e jovens. Ficamos muito felizes com a acolhida do desembargador Costa Filho e pelo alinhamento de uma parceria que vai nos possibilitar impulsionar este projeto”, pontuou o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo. 

O desembargador Costa Filho conheceu as ações do Bombeiro Mirim, no Polo Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, e esteve reunido com o comando do CBBMA, em São Luís, se colocando à disposição para uma parceria. “Foi uma grata satisfação conhecer esse nobre projeto social, que leva educação, aprendizado e valores às nossas crianças e jovens. Em nome do Tribunal Regional do Trabalho, posso dizer que estamos à disposição e temos interesse em conhecer mais e fortalecer o projeto. Nossos parabéns ao Corpo de Bombeiros, por desenvolver essa importante ação social”, disse o desembargador.

O programa Bombeiro Mirim repassa conhecimentos práticos sobre técnicas de combate a incêndios, primeiros socorros e prevenção de acidentes, além de estimular habilidades sociais e pessoais nas crianças e jovens. Eles também têm a chance de conhecer o cotidiano dos bombeiros e aprender a importância do trabalho em equipe, da disciplina, do respeito às normas e da responsabilidade cidadã. 

“Ao participar do projeto, eles têm a oportunidade de viver muitas experiências. Essas vivências proporcionam uma visão mais ampla da importância do serviço prestado pelos bombeiros à comunidade, despertando o interesse e o engajamento deste público”, reforçou o coordenador geral dos Programas Sociais do CBMMA, tenente coronel Helton Pereira. 

Cidadania

Criado em 1995 e formalizado pela Lei Estadual nº 10.939/2018, o programa Bombeiro Mirim se destina a crianças e jovens de 8 a 16 anos e busca promover a inclusão social, a formação de valores éticos, o respeito à diversidade e pregando a igualdade. Um impacto positivo também nos familiares e comunidade em que vivem, pois os conhecimentos técnicos e valores humanitários adquiridos podem ser multiplicados no ambiente familiar e social, disseminando a cultura da prevenção, segurança e auxílio ao próximo.