O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Contabilizado mais de 37 mil procedimentos desde a retomada do programa Mais Cirurgias em junho

Desde a retomada do Programa Mais Cirurgias, em junho deste ano, o Governo do Estado já realizou mais de 37 mil procedimentos em unidades da rede estadual de saúde. Por meio do programa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem oferecido à população maranhense cirurgias gerais e em especialidades como oftalmologia, urologia, ortopedia e pediatria, procedimentos que haviam sido reduzidos por conta da pandemia.

“A retomada do Mais Cirurgias é, portanto, uma vitória de todos nós, resultado do trabalho ininterrupto de combate à Covid-19. Desde março do ano passado, não cessamos um momento sequer de tentar impedir o avanço da doença e de se empenhar na redução dos indicadores, tudo isso para que pudéssemos voltar com as cirurgias e demais serviços em nossa rede especializada”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O Mais Cirurgias é uma estratégia do Governo do Estado que visa dar celeridade aos procedimentos eletivos em todo o Maranhão. Com a redução das internações por Covid-19, as cirurgias que não são consideradas de urgência puderam ser retomadas. E foi assim que, em junho, o Hospital de Ortopedia e Traumatologia do Maranhão (HTO), em São Luís, conseguiu realizar o Arraiá das Cirurgias, que beneficiou 120 pessoas com procedimentos ortopédicos.

Outras unidades da rede estadual de saúde também já voltaram a realizar um número expressivo de procedimentos, como o Hospital Aquiles Lisboa que, somente no mês de outubro, realizou 350 cirurgias nas especialidades de Cirurgia Geral, Urologia e Mastologia. Unidades como o Hospital Carlos Macieira (HCM), em São Luís; o Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, em Imperatriz; o Hospital Regional de Timbiras; o Hospital da Criança de Colinas; o Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá; o Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, em Lago da Pedra; dentre outras, estão entre as que já realizaram procedimentos do Programa Mais Cirurgias desde junho.

O Mais Cirurgias acontece, de modo simultâneo, em todas as unidades da rede estadual de Saúde. Entre os resultados positivos do programa está a redução no tempo de espera da população por cirurgias eletivas na rede estadual.

Para ampliar o acesso às cirurgias, especialmente as oftalmológicas, o Governo tem realizado a triagem dos pacientes durante edições do programa Saúde na Praça, outra estratégia da Secretaria de Estado da Saúde que tem aproximado os serviços da população. A ação já garantiu mais de 2.500 cirurgias oftalmológicas nos municípios de São Luís, Coroatá, Imperatriz e Santa Inês.

Novembro Azul

Para o mês de novembro, a programação do Mais Cirurgias têm como foco os procedimentos urológicos em razão da Campanha Novembro Azul, que reforça as medidas preventivas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Nos dias 29 e 30 de novembro, por exemplo, os procedimentos acontecerão em Timon. Ao longo do mês, as cirurgias urológicas devem ser realizadas em outras unidades de saúde, em cidades como Timbiras, Caxias, Coroatá, Santa Inês e Pinheiro.