Construção de novos prédios de ensino médio vai completar oferta da modalidade em todo o estado
Um dos grandes objetivos da gestão estadual é o de ampliar a oferta de ensino e criar novas possibilidades, oferecendo estruturas com qualidade, que vão desde a educação inicial, passando pelo ensino médio e alcançando o profissionalizante.
A parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e de Educação (Seduc) tem rendido bons frutos para os estudantes maranhenses. Juntas, as duas secretarias estão fazendo história na educação maranhense. Sob gestão do secretário Clayton Noleto (Sinfra) e Felipe Camarão (Seduc), suas respectivas pastas e as equipes de engenharia receberam o desafio de mapear áreas que precisavam de investimento educacional.
No ensino médio, por exemplo, 25 municípios não possuíam uma estrutura própria e adequada para o ensino e aprendizagem. Sem medir esforços, o Governo investiu mais de R$ 65 milhões para que em cada município prédios com salas de aula, banheiros adaptados, cantina, salas administrativas, fossem construídas e pudessem mudar a realidade de milhares de alunos. Entre obras concluídas e em andamento nesta modalidade de ensino, incluindo prédios do Instituto de Ciência e Tecnologia (IEMA), que também oferece ensino médio, o Governo já investiu o valor superior a R$ 220 milhões, para garantir uma melhor oferta no ensino.
A cidade de Jenipapo dos Vieiras, por exemplo, que faz parte do Plano Mais IDH, recebeu a Unidade Integrada de Educação Escolar Indígena Wazay W Yzara, na Aldeia Santa Maria. Um grande avanço para a comunidade indígena da região, que ganhou uma escola com seis salas de aula, com uma estrutura de qualidade para atender as demandas da comunidade. As cidades de Coroatá, Lagoa Grande do Maranhão e Maracaçumé, também foram contempladas com novas unidades neste ano.
Em Coroatá, No Centro Educa Mais Hermano José Leopoldino Filho agora os mais de 400 estudantes contam com uma escola totalmente diferente. “A diferença é enorme! Não tínhamos laboratórios, nem biblioteca e nem quadra. Agora a escola foi estendida e foi dado mais conforto aos alunos”, conta Rhylary Gomes, estudante da 2ª série do ensino médio. “Essa ampliação só veio somar. Com a reforma a escola voltou a ter a credibilidade da comunidade escolar de Coroatá”, complementou a gestora geral da escola, Deusimar Veloso.
Para o secretário de Estado da Sinfra, Clayton Noleto, essa é uma conquista de todo o povo maranhense, que ganha investimento para as futuras gerações. São histórias de municípios,
comunidades e povoados transformados através da educação.
“Essa é uma grande satisfação que temos enquanto Governo. Saber que estamos plantando sementes para a próxima geração nos traz um sentimento de orgulho e gratidão por fazer parte deste grande projeto. Isso tem sido um prazer trabalhar com o secretário Felipe Camarão, e juntos, vermos a transformação que a educação maranhense tem passado ao longo dos anos”, enfatizou.
Record em andamento
Atualmente, as engenharias trabalham na construção de sete escolas, para que todo o Maranhão possa ser assistido com qualidade, com a oferta de ensino médio. As cidades de Buritirana, Boa Vista do Gurupi e Araguanã estão com obras avançadas.
Os municípios de Brejo de Areia, Milagres do Maranhão e Serrano do Maranhão estão com obras recém iniciadas. Já Amapá do Maranhão teve o seu processo de licitação iniciado. Em breve, todos esses municípios passam a integrar a rede de ensino estadual com prédios próprios e com mais conforto para alunos e professores.
“A educação sempre foi uma prioridade no Governo Flávio Dino, tanto que são inúmeras as parcerias que temos com outros órgãos do estado para avançarmos nos investimentos na área. A Sinfra sempre foi nossa grande parceira nesse trabalho de reforma e construção de escolas, em todo o Maranhão. Uma grande parceria que tem possibilitado muitos avanços para a educação pública maranhense, deixando para trás uma rede de escolas sucateadas, que por décadas aguardavam por reformas estruturais e por espaços dignos para a rotina escolar”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Mais projetos
É importante ressaltar que, o Governo vem trabalhado nos últimos seis anos com projetos pioneiros no estado. Como a Escola Digna, que tem substituído escolas em municípios e povoados, que antes possuíam estrutura de barro, palha ou madeira, por estruturas modernas e seguras.
O Instituto de Ciência e Tecnologia (IEMA), é uma outra veia de implementação de ensino no Maranhão. As estruturas oferecem ensino em tempo integral para os estudantes, que também podem cursar disciplinas específicas em laboratórios, de acordo com a carreira que desejam exercer.
Todo esse investimento faz parte de uma política contínua, acreditando no potencial das crianças e jovens maranhenses e o Governador Flávio Dino não tem medido esforços para atender a esses objetivos.