Construção Civil no Maranhão registra desaceleração em julho, aponta sondagem da FIEMA
–O nível de atividade da construção civil no Maranhão apresentou uma leve desaceleração em julho, registrando 47,8 pontos, uma queda de 4,6 pontos em comparação ao mês anterior. A Sondagem da Indústria da Construção, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), indicou que, apesar do recuo, o desempenho do setor ainda se mantém 4,8 pontos acima do registrado em julho de 2023.
O número de empregados na construção civil também sofreu impacto negativo, caindo 3 pontos em relação a junho e alcançando 48,6 pontos. Após dois meses consecutivos acima da zona de satisfação, o índice voltou a cair, refletindo a diminuição na demanda e na atividade do setor, o que representa uma pausa no período de estabilidade no mercado de trabalho.
Em relação à capacidade operacional das indústrias da construção no estado, o indicador registrou 67 pontos, apresentando uma leve redução de 1 ponto em comparação ao mês anterior. Embora o número seja 13 pontos inferior ao registrado no mesmo período de 2023, ainda se encontra acima da média histórica de 59,3 pontos. A pequena redução acompanha a tendência de queda no nível de atividade e no número de empregados, refletindo um ajuste operacional do setor.
As expectativas para os próximos seis meses também apontam para um cenário de cautela. O componente de compras de insumos e matérias-primas, embora tenha caído 2 pontos, ainda mantém um índice positivo de 58,1 pontos. Por outro lado, o indicador de novos empreendimentos e serviços sofreu uma queda mais acentuada, de 5,7 pontos, mas ainda se mantém na zona de satisfação com 55,2 pontos, o que sugere que o setor aguarda um ambiente de negócios mais desafiador.
A Sondagem da Construção do Maranhão é elaborada mensalmente pela FIEMA e CNI. “As publicações são ferramentas produzidas pelo Sistema Indústria para monitorar o desempenho e as perspectivas dos setores econômicos no Maranhão, o que proporciona aos empresários e investidores, dados para a tomada de decisões estratégicas”, revelou Carlos Jorge Taborda, coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão/FIEMA.
Outras pesquisas, sondagens, estudos e indicadores podem ser acompanhados no site da FIEMA, no link https://fiema.org.br/fiema, no menu Publicações.