O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Conheça alguns lugares do mundo em que o sol não nasce ao longo do inverno

Existem alguns países concentrados nos polos da Terra que anualmente atraem milhares de turistas curiosos. O motivo vai além das suas belezas naturais, concentrando-se principalmente em um fenômeno conhecido como “noite polar”, um período em que esses lugares são contemplados por uma noite que dura todo o inverno.

Isso significa que toda a região fica sem a luz do sol por aproximadamente três meses. O fenômeno não acomete o país inteiro, apenas cidades específicas — geralmente as que ficam mais próximas dos territórios polares. Naturalmente, são lugares onde o clima frio predomina, muitas vezes em temperaturas extremamente baixas. Contudo, é a oportunidade perfeita para ver algumas belezas naturais únicas, como a famosa aurora boreal.

Confira alguns dos destinos que podem proporcionar essa experiência aos seus visitantes:

Svalbard, Noruega

O arquipélago de Svalbard é um dos pontos turísticos mais populares quando o assunto é a noite polar. Localizado na Noruega, sua principal cidade é Longyearbyen, sendo um local de difícil acesso devido aos seus arredores. Toda a região de Svalbard é cercada por geleiras gigantescas e florestas congeladas, com uma temperatura que quase sempre está abaixo de zero.

A noite polar de Svalbard acontece entre novembro e janeiro, mas a região também conta com diversas atividades turísticas. Existem museus sobre a fauna local, safaris de neve, cavernas de gelo e trilhas pela Montanha Plateau, proporcionando experiências únicas de conhecer e se aventurar na natureza do arquipélago.

Fairbanks, Alasca

O Alasca fica literalmente no Círculo Polar Ártico, então todos que viajarem para a cidade de Fairbanks entre novembro e janeiro poderão vivenciar a noite polar diretamente do seu âmago. A cidade oferece bastante suporte e comodidades aos turistas, com mais de 30 mil habitantes, comércios, hospedagens, etc.

Naturalmente, é um destino extremamente frio, onde a temperatura sempre é negativa e costuma se manter entre -20º C e -30º C. A boa notícia é que os turistas podem se aquecer no complexo de Chena Hot Springs, que fica a apenas 1 hora da cidade e oferecer diversas piscinas aquecidas feitas de pedras minerais.

Iqaluit, Canadá

A América do Norte também pode proporcionar uma viagem com noite polar, mais especificamente na cidade canadense de Iqaluit, localizada na Ilha de Baffin. Lá, o fenômeno costuma se estender por mais tempo que o normal, então é comum que as pessoas viajem entre outubro e abril. Além das geleiras, o destino também conta com uma cidadezinha bem colorida e aconchegante.Para os interessados, vale a pena programar a viagem de acordo com as datas estipuladas para tornar tudo ainda mais especial. Por serem destinos mais caros, é válido reforçar a necessidade de ter um bom planejamento financeiro; fazer um empréstimo com garantia de veículo ou em outras categorias pode ser uma solução viável para garantir um dinheiro extra durante o passeio.