Conheça a história de maranhense que começou carreira como recepcionista e virou gerente de um dos maiores parques aquáticos do Nordeste

Às vésperas de celebrar 17 anos de trabalho, Rosélia Pereira da Silva, aos 40 anos de idade, dedicou quase metade de sua vida a esse universo. Sua jornada na empresa maranhense começou em 5 de maio de 2007, quando foi contratada para a recepção, desempenhando o papel de receber os clientes, orientar visitantes nas mesas e acompanhar atendimentos, inicialmente limitados aos fins de semana e feriados.
 
Mesmo em dias não convencionais, Rosa ou Rose, como é conhecida no ambiente de trabalho, demonstrava sua dedicação, estendendo sua atuação para outras áreas. O comprometimento não passou despercebido pela diretoria do Valparaíso Adventure Park, que a convidou para um novo cargo quando a equipe contava com apenas 15 colaboradores. Nessa fase, sua responsabilidade abrangia o cuidado com o pesque-pague e o restaurante, antes mesmo da existência do parque aquático.

Com o crescimento da empresa, cerca de três anos depois, surgiu a ideia de transformar o espaço em um parque aquático. A diretoria reuniu a equipe para comunicar essa transformação. À medida que as obras avançavam, os fundadores do Valparaíso Adventure Park, José Carlos Madeira e Mara Ruth Vieira Madeira, chamaram Rose para gerenciar o parque. Mesmo sem experiência prévia, ela aceitou o desafio, contando com a confiança da diretoria.

Diante dessa oportunidade ímpar, Rosélia se empenhou em buscar conhecimento com ajuda do Valparaíso Adventure Park, que investiu na colaboradora, por meio de estudos, palestras e em viagens. Conforme a empresa crescia, a nova gerente recebia propostas, assumindo a posição de gerente de compras e serviços, e, atualmente, ocupa o cargo de gerente-geral do parque.

Uma das funcionárias mais antigas hoje em dia, Rosélia é polivalente e conhecedora de todos os processos no Valparaíso Adventure Park, que se estende por mais de 7 mil hectares de reserva florestal. Mesmo sem formação acadêmica, ela destaca que o parque a formou em todos os aspectos, superando suas limitações pessoais e se tornando uma figura fundamental na equipe.

“Hoje eu sei um pouco de tudo como funciona, já viajei com a diretoria para outros parques, o Sr. Madeira (fundador do Valparaíso Adventure Park) sempre me incentivou a estudar e buscar conhecimento para que eu pudesse crescer profissionalmente, arcando com cursos ao longo dos anos. Sou uma pessoa tímida e até hoje tenho algumas dificuldades que estão sendo melhoradas a cada dia”, disse a gerente. “Hoje eu não tenho nenhuma formação, mas posso afirmar que o Valparaíso Adventure Park me formou em todos os sentidos”, completou.

Como líder de uma equipe robusta de quase 300 pessoas, abrangendo áreas como manutenção, civil, guarda-vidas, segurança, atendimento e assinaturas, Rosélia destaca a importância da comunicação diária para alinhar questões cotidianas do parque. “Sou responsável por uma equipe enorme, nós conversamos todos os dias para alinhar algumas questões do parque que acontecem diariamente e buscamos a cada dia surpreender nossos clientes e fazer com excelência o nosso serviço, que é criar experiencias e momentos memoráveis para nossos visitantes”, disse a gerente-geral do Valparaíso Adventure Park.

“A Rosélia é uma das 106 mulheres que tem histórias impressionantes aqui no Valparaíso. Ela começou fazendo alguns trabalhos e foi crescendo, hoje é uma das mulheres mais importantes do parque, atua como gerente-geral e está sempre em busca do seu crescimento pessoal”, disse a fundadora do parque, Mara Ruth Vieira Madeira. “Todos aqui dentro do parque sabem que a nossa evolução automaticamente traz a evolução deles. A oportunidade está aberta para todos, assim como esteve e está para a Rosélia”, completou.

Sobre o Valparaíso Adventure Park  

O Valparaíso Adventure Park, localizado em Paço do Lumiar, na ilha de São Luís (MA), é um parque aquático e de aventuras radicais. Fundado em 2009 pela família Madeira, ele surgiu a partir da aquisição do terreno que hoje abriga o maior parque de aventuras do Maranhão. Ao longo dos anos, o espaço expandiu suas atividades e passou a oferecer também turismo e gastronomia de qualidade, mas sem perder sua identidade original. Em 2021, o parque se destacou por suas inovações tecnológicas e medidas de segurança. Além disso, passou por um rebranding e recebeu o nome Valparaíso Adventure Park. Rodeado por uma reserva florestal de sete hectares, oferece 13 atrações. Entre os destaques, está a tirolesa, que possui um percurso de 220 metros que passa sobre a reserva florestal, e a Isla Negra, uma piscina de ondas, com borda de areia natural e dimensões de 65 m de largura, 73,70 m de comprimento e capacidade para 1.800.000 litros de água.