Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança acontece em setembro
Entre os dias 25 e 27 de setembro, a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) realiza seu congresso anual, em Florianópolis, Santa Catarina. O evento reúne os 80 restaurantes associados para uma programação que combina a confraternização social com o planejamento para o ano em que a associação completa três décadas de existência. O objetivo do encontro é a realização da Assembleia Geral Ordinária, além da confraternização dos associados com colecionadores do “Prato da Boa Lembrança” e relacionamento com entusiastas da boa mesa, grande foco da Associação.
O programa do encontro inicia com a chegada dos associados em Florianópolis e um jantar de boas-vindas, no dia 25 de setembro. No dia 26, o Hotel Majestic sediará a Assembleia Geral Ordinária durante o dia. À noite, o Restaurante Ostradamus, do chef Jaime José Barcelos, anfitrião do evento em Florianópolis, realiza o jantar oficial do congresso.
A Boa Lembrança tem um grande protagonismo na gastronomia brasileira ao longo das décadas, além de ser uma das primeiras entidades em defesa do turismo gastronômico – ou seja, a gastronomia como destino – e da culinária autoral brasileira, focada nos ingredientes e não somente nos chefs. A entidade representa um grupo de restaurantes que valoriza a excelência e qualidade nos serviços, promovendo a diversidade gastronômica brasileira, desde a escolha dos ingredientes, até a disposição da receita no momento em que é servida. Cada experiência em um restaurante da associação é elaborada pensando no consumidor final e nas memórias que serão criadas ali. Essas, poderão ser recordadas através de uma cerâmica pintada à mão, com uma arte personalizada alusiva a receita do prato degustado, e que o cliente levará para sua casa.
Ostradamus
O restaurante Ostradamus, associado da ARBL e sede do jantar do Congresso, se consagrou recentemente como um dos melhores do país, ficando na 59ª posição do ranking “100 Melhores Restaurantes do Brasil”, publicado pela Revista Exame. O restaurante possui ambientes diversificados, com um aquário de ostras vivas na entrada. O salão principal com dois níveis e vista magnífica para o mar ou para o vilarejo de casas açorianas, mescla uma decoração com objetos típicos da região do Ribeirão, peças artísticas, objetos típicos do cultivo de ostras e várias outras expressões culturais.