Confiança do empresário industrial no Maranhão cai e atinge pior nível desde 2022
SÃO LUÍS – A confiança do empresário industrial maranhense voltou a cair em junho de 2025 e alcançou 47,5 pontos, segundo dados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) elaborado pelo Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Este é o menor resultado desde novembro de 2022, quando o indicador havia ficado em 47 pontos.
Entre os setores analisados, a Construção Civil foi a exceção. O índice do setor subiu 6 pontos e atingiu 51,5, voltando ao campo otimista. Já a indústria de transformação e extrativa recuou para 44,6 pontos, o pior nível desde a crise de 2020.
Em relação às expectativas para os próximos seis meses, o único indicador acima do grau de satisfação é o que mede a confiança na própria empresa, que subiu 4 pontos e chegou a 57,7. Já as projeções para a economia nacional e estadual seguem em baixa, com 36,5 e 39,3 pontos, respectivamente.
“O empresariado maranhense segue cauteloso, especialmente diante do cenário econômico nacional, que tem gerado incertezas. Por outro lado, a melhora na Construção Civil sinaliza uma retomada pontual que pode indicar recuperação em outros setores nos próximos meses”, avalia José Henrique Braga Polary, coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA.
A edição completa da sondagem de junho está disponível no site da FIEMA: www.fiema.org.br/revista/view/780.