O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Conexão Ambiental fomenta a construção de planos municipais por uma gestão mais sustentável

Na última semana mais quatro municípios receberam o seminário ‘Construindo Planos Municipais no Maranhão’. A programação faz parte do Conexão Ambiental, programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). O evento aconteceu nas cidades de Santa Inês, Arari, Santa Rita e Rosário.

O seminário tem o objetivo de incentivar e apoiar o planejamento municipal de ações da educação ambiental, integrando esforços entre o poder público e a sociedade em prol do desenvolvimento sustentável. Até agora 20 municípios foram contemplados. 

“O município conhece de perto sua realidade, dificuldades, necessidades e potencialidades, o Conexão Ambiental tem esse propósito de resguardar a autonomia local para levantar questões prioritárias e definir diretrizes para uma gestão de meio ambiente integrada”, ponderou o secretário do Meio Ambiente, Pedro Chagas.

Itamar Durand, membro do Conselho de Meio Ambiente de Arari, falou do impacto que o Plano Municipal terá na região. “A partir da estruturação desse Plano vamos fortalecer ainda mais a gestão ambiental com ações de incentivo, conscientização, mostrando para a comunidade a importância de cuidar do meio ambiente”, destacou.

O programa Conexão Ambiental segue uma metodologia participativa, integrando professores, gestores de educação, representantes de órgãos públicos e membros da sociedade civil organizada para discutir e construir propostas.

Durante o evento acontecem apresentações sobre gestão da educação ambiental, escolas sustentáveis e metodologias para construção de políticas públicas. Os participantes também se reúnem em grupos para eleger ações específicas e estruturar o plano municipal. 

Os seminários devem continuar até março. A meta é promover capacitação para os 27 municípios que já possuem o Termo de Capacidade Técnica Institucional (TCTI), habilitação para o licenciamento ambiental. O termo garante competências para implantação de políticas públicas ambientais de maneira integrada aos demais órgãos.