Condomínios residenciais buscam alternativa durante crise hídrica para reduzir custo de energia

A capacidade energética brasileira advinda da geração de energia a partir do biogás, proveniente da decomposição do lixo orgânico em aterros, cresce no mercado nacional a cada dia.

Com a chegada da pandemia, o aumento no consumo de energia residencial cresceu e a ENC Energy viu a oportunidade de investir em um mercado que está conquistando espaço entre os compradores de energia alternativa, os condomínios residenciais. De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia (MME), em maio de 2020, apenas dois meses após o início da adoção do distanciamento social, o setor residencial já apresentava um aumento de 6,5% no consumo de energia, se comparado ao mesmo período de 2019.

“A geração de energia a partir do biogás é uma excelente alternativa diante da crise energética enfrentada pelo país, que já começou a pesar no bolso do consumidor com a utilização da bandeira vermelha no patamar 2. Esta tarifa sofreu novo reajuste de 50% nos últimos dias em função da redução acentuada nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas do país. A negociação de energia alternativa no mercado livre ou via geração distribuída tende a ser mais econômica e possui uma menor dependência frente a questões climáticas”, afirma Rodrigo Missel, presidente da ENC Energy.

Visando expandir e atender aos novos consumidores, a ENC Energy inaugura sua terceira usina no município de Rosário, região metropolitana no Maranhão. Operada pela ENC Energy Brasil, a nova usina contou com investimento de R$ 6,5 milhões. A empresa já conta com outros dois motores e capacidade de geração de 2 MW. O novo projeto tem foco no mercado de geração distribuída, para consumidores de média e baixa tensão, e a energia gerada está sendo direcionada para os condomínios residenciais.

“A receptividade dos condomínios residenciais ao uso dessa matriz energética tem sido excepcional. Primeiro pelo crescente engajamento e preocupação das pessoas na proteção do meio ambiente. Segundo por conta da expressiva redução nos custos de energia. Em um condomínio residencial, o elevador de um prédio, por exemplo, representa cerca de 6% do consumo total de energia e, na hora de pagar a conta, a economia faz a diferença”, destaca Henrique Fernandes, responsável comercial no nordeste.

O biogás é uma fonte energética renovável e sustentável, considerado uma alternativa eficiente e barata. Além das vantagens econômicas, a transformação dos resíduos orgânicos em biogás traz diversos benefícios ao meio ambiente. Isso porque a utilização do metano – principal causador do efeito estufa – na produção deste biocombustível tem um potencial de aquecimento global cerca de 20 vezes menor. “A transformação dos gases e a redução de CO2 no meio ambiente contribui para mitigação das mudanças climáticas, além de ser um potencial contribuinte para compensação junto a outros setores”, completa Missel.

“A adesão ao consórcio de energia, além de ter sido inovador no âmbito de condomínios residenciais, trouxe inúmeras vantagens. No campo econômico, registramos uma redução mensal acima de R$ 2.000, o que assegura a proteção diante da escassez hídrica e alterações das bandeiras tarifárias de energia elétrica. Já no campo ambiental, o uso de uma energia limpa, reduz a emissão de gás carbônico na atmosfera e motiva outros moradores a praticarem o mesmo em suas casas. E o melhor: tudo isso sem nenhum investimento por parte do condomínio”, comenta Murilo Guazzelli, morador e síndico do Condomínio Península Way.

Ao todo, a ENC Energy já está gerando energia, por meio de consórcios, para 300 estabelecimentos da Grande São Luís em variados setores, como redes de supermercados, de frigoríficos, farmácias, academias e de postos de combustíveis. A ENC Energy mantém contratos com aterros sanitários privados, devidamente licenciados pela legislação ambiental brasileira.

“Neste momento de incertezas e bastante vulnerabilidade de preços, entendemos ter sido fundamental a contratação da energia renovável junto a ENC Energy.  Estamos protegidos das elevadas taxas atualmente praticadas, mantendo assim um maior equilíbrio nos custos e uma maior competitividade no mercado em que atuamos.”, afirma Manoel Teixeira, CEO do Grupo Cattan.

Sobre a ENC Brasil

Criada em 2012, a subsidiária brasileira da ENC Energy tem como acionistas a empresa portuguesa ENC Energy e o fundo GEF Capital Partners. A empresa já atua em todo Brasil, possui usinas a biogás no Maranhão, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em São Paulo, em Pernambuco, além do Paraná onde a empresa possui uma usina de 8,6 MW no aterro que recebe o resíduo de toda região metropolitana de Curitiba.