Conciliação Itinerante realiza 1.306 atendimentos e atinge marca de 52% de acordos em audiências
Nos meses de fevereiro e abril deste ano, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do projeto Conciliação Itinerante, registrou o atendimento de 1.306 pessoas, sendo 783 na primeira edição, realizada nas cidades de Vargem Grande, Chapadinha, Urbano Santos e Buriti no período de 6 a 9 de fevereiro. Já outras 523 pessoas foram atendidas na segunda edição do projeto nas cidades de Tutóia, Primeira Cruz, Barreirinhas e Santo Amaro, nos dias de 27 a 31 de abril.
As duas ações do projeto foram um sucesso, totalizando 575 audiências realizadas. O índice de acordos nas sessões conduzidas foi de 52,86%. O montante negociado foi de R$1.963.678.
De acordo com os dados enviados pela organização do evento, a edição do projeto realizada nas cidades de Vargem Grande, Chapadinha, Urbano Santos e Buriti alcançou 47,20% de acordos nas audiências conduzidas por conciliadores e conciliadoras junto à população. O montante negociado foi de R $912.125,02. A segunda edição, realizada nas cidades de Tutóia, Primeira Cruz, Barreirinhas e Santo Amaro atingiu 60,08% de acordos nas sessões conduzidas por conciliadores e conciliadoras junto à população.
A iniciativa foi promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Gonçalo Filho, com o objetivo de ampliar o acesso da população à Justiça, oferecendo uma prestação jurisdicional ágil e efetiva, visando à pacificação social.