.

Comunidade do Maiobão recebe mais uma rua digna entregue pelo Governo

Conviver com a insegurança, o mau cheiro e as condições insalubres da Rua 102, assim era o dia a dia dos moradores do bairro do Maiobão, mas agora essa realidade mudou. Nesse sábado (06), a comunidade ganhou sua sonhada Rua Digna, obra do Governo do Maranhão, realizada por meio da parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Administração Penitenciária (Seap).

A entrega, simbólica, da nova Rua 102 foi feita pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que esteve no bairro para vistoriar as obras de reforma do Centro de Ensino Robson Campos Martins, que também tem entrega prevista à comunidade no mês de julho.

“O Programa Escola Digna faz parte de um conjunto de políticas públicas que leva dignidade de forma integral a todos os membros das comunidades que o compõe, além de novas escolas e espaços educacionais, levamos às comunidades saneamento básico, agua e segurança. E quando iniciamos as obras do nosso Centro de Ensino vimos as péssimas condições dessa rua que dá acesso à escola. Assim, por determinação do governador Flávio Dino, nos juntamos mais uma vez à parceria da Seap para entregar mais esse benefício à comunidade”, disse o secretário Felipe Camarão.

“E além dessa entrega e da reforma do ‘Robson Martins’, aqui constatamos a necessidade da reestruturação de mais duas ruas do entorno. Momento em que firmei com a comunidade mais um compromisso para a essas reformas, e assim levar mais tranquilidade, segurança e acima de tudo, saúde para todas as pessoas. Não viemos aqui hoje fazer festa ou celebrar, mas estamos reafirmando o compromisso do governador Flávio Dino para com o bem-estar da população”, reafirmou Camarão.

A obra recebeu investimentos da ordem de R$ 133.891,34 e chega para beneficiar diretamente todo o corpo escolar, a comunidade da igreja católica e moradores das mais de 30 casas que compõem a rua. Além de, indiretamente, todo o bairro.    A nova Rua 102 recebeu pavimentação em bloquetes que foram produzidos por apenados do Sistema Prisional do estado, em mais uma parceria entre a Seduc e a Seap.

“Para os internos é fantástica essa possibilidade de trabalhar, participar e se integrar de novo na comunidade. É fantástico também o desenvolvimento de cada um deles, a partir do momento que eles percebem que esse não é só mais um oficio, mas é um oficio em que eles conseguem entregar para as comunidades, principalmente as que mais precisam, o que elas precisam. Esse é um pedido da comunidade e eles estão podendo trabalhar para entregar isso a elas. A satisfação deles com isso, é inacreditável”, destacou Rafael Velasco, subsecretário da Seap, que representou o secretário Murilo Andrade, na entrega simbólica.

A rua, lateral ao Centro de Ensino Robson Campos Martins, dá acesso escola pública estadual do bairro e devido as péssimas condições era usada para depósito irregular de lixo e até esconderijo para marginais.

“Há muito tempo a gente vinha sofrendo com várias questões, até mesmo assalto, por ser uma rota de fuga. Sem contar que no inverno, era lama, e no verão, era poeira. Eu mesmo saía para o trabalho com o pé cheio de lama. Então, ela pavimentada, para nós, é uma grande benção, até para a saúde, porque era um grande lixão. E agora, a gente espera que as pessoas tenham consciência e não joguem mais lixo aqui”, destacou Stela Saraiva, moradora da rua.

Outra comunidade escolar que também será beneficiada com a obra é a da Escola Comunitária Sagrada Família, uma vez que os pequeninos também necessitam daquela travessia como um dos acessos ao prédio escolar.

“É uma satisfação muito grande para a comunidade, em geral, que espera a oportunidade há muito tempo, tanto para realizar as atividades do dia a dia, quanto para as atividades laborais e para a valorização das casas, porque são moradores, que basicamente fundaram o conjunto Maiobão. Então, traz amplas melhorias em todos os sentidos. E também para as escolas que são importantes para a comunidade”, disse a gestora da Escola Comunitária Sagrada Família, Raisa Monteiro.

Sentimento de satisfação também compartilhado pelo Padre Henrique, pároco da comunidade Sagrada Família, que comemora a oferta de acessibilidade dos moradores à Igreja São Francisco de Assis.

“Essa obra propicia a acessibilidade, sobretudo daqueles que moram no entorno da nossa igreja, que é uma das maiores comunidades da paróquia. Antes, a rua estava cheia de mato, interditada, até por conta do lixo. Agora, com a rua pavimentada, ninguém tem mais justificativa para não vir a igreja. Para nós foi uma benção, um benefício muito grande. Garante acesso mais tranquilo, mais seguro, a gente tem situação de cadeirantes, e as pessoas vão poder caminhar sem medo de tropeçar”, afirmou Padre Henrique.

Reforma CE Robson Campos Martins
Outra obra que será brevemente entregue pelo Governo do Maranhão à comunidade do Maiobão, é a reforma do Centro de Ensino Robson Martins, escola que atende à mais de 950 estudantes do Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A escola está recebendo serviços de melhorias em todas as suas estruturas além da construção de uma quadra poliesportiva, que será o primeiro espaço esportivo escolar coberto do bairro.

“Já almejávamos essas obras a bastante tempo, essa rua trazia mau cheiro e fumaça – quando tocavam fogo no lixo – para nossa escola, por várias vezes deixamos de ter aulas por conta disso, o que acabava atrapalhando o andamento escolar e essa reforma serve para também conscientizar a nossa comunidade e ainda urbanizar a nossa escola. Estamos muito felizes por esses benefícios e já ansiosos para próxima entrega, que é a da reforma do nosso ‘Robson’”, concluiu Adeilson Carlos, gestor geral da escola.